quarta-feira, 3 de junho de 2020

"Não Consigo Respirar"


Esta é uma ilustração de 1964 feita por Norman Rockwell que ficou conhecido, aliás, ele é considerado um dos maiores e melhores ilustradores americanos, por seus requintados desenhos onde retratava o mundo certinho e cor-de-rosa da sociedade americana, o Way Of Life.
Mudando totalmente o tipo de trabalho que fazia quando foi trabalhar em uma outra revista, mais aberta em assuntos e temas, Rockweel produziu essa beleza de crônica visual contando a histórica ida à escola da menina negra Ruby Bridges anos antes. A menina estava indo para uma escola que começou a aceitar negros e isso causou revolta e, no seu primeiro dia de aula teve que ir escoltada por policiais. 
A menina caminha resoluta e de cabeça erguida, vestida imaculadamente de branco por uma rua de muros sujos e pichados e com o vermelho sangue dos tomates jogados no caminho  por onde ela passa.
Nesses aflitivos dias em que estamos vivendo, sem paz, acuados e confinados e com a sombra desta doença mortal a Covid-19 e, também, sob outras sombras ameaçadoras que nos rondam, vem, agora, para arrematar, a morte violenta e covarde de George Floyd escancarando com ela o eterno racismo institucional, o preconceito e o descaso para com a população negra no mundo, a desigualdade social e a eterna reafirmação da superioridades branca.
Há dias que estou em choque com a morte de George Floyd, idêntica, por asfixia, à de outro negro, há uns 5 ou 6 anos também nos EEUU. A frase "Não Consigo Respirar" foi dita pelos dois na hora dos seus assassinatos.
Este meu blog é de arte, beleza, de antiguidades, variedades, amenidades, humor e de respeito a tudo e a todos. Não é um espaço de inutilidades, do vazio.
Mas, nesses dias, como está difícil ser ameno! 
É tristeza demais.
Está difícil respirar.
Hoje vi a filha de George Floyd dizendo:  "papai mudou o mundo"
Eu acho também.