segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Guilherme Guimarães

 A noiva abaixo, vestindo um Guilherme Guimarães, suponho, suponho que seja Christiana Neves da Rocha no dia do seu casamento.
As duas fotos, a de Guilherme e da"suposta" Christiana, não são das minhas revistas velhas, são as de todos nós, do Google.


Guilherme Guimarães foi um dos maiores costureiros, como assim se chamavam antigamente aqueles que faziam roupas exclusivas e feitas sob encomenda para as mulheres verdadeiramente elegantes, de fino trato, ricas e, é claro, de muitíssimo bom gosto. 
Guilherme Guimarães não vestia cafonas. 
Entre as suas clientes figuravam as mais elegantes como, Carmen Mayrink Veiga e Christiana Neves da Rocha que são, aqui no Brasil e para euzinho, as mais incríveis mulheres que pintaram na terra de Vera Cruz  e, pelo visto e pelo andar da carruagem, outras não pintarão jamais, pois acabaram as realmente elegantes e os costureiros. 
Denner, Clodovil e agora, Guilherme Guimarães, já não estão aqui. Foram para outra maison, a eterna. 
Infelizmente esta profissão - costureiro, figurinista - é vista como uma coisa fútil, quando na verdade é uma profissão das mais sérias e trabalhosas, pois é uma verdadeira arquitetura com cálculos mil e provas mil, até o resultado final, a roupa/obra de arte construída, arquitetada e finalmente erguida. E o suporte? O corpinho da elegante exibindo o talento do artista, costureiro e criador.
Sim, Guilherme Guimarães era um criador dos mais sérios e aplicados da sua profissão que, com sua morte, aqui no Brasil e no mundo vai fazer falta. Guilherme Guimarães faleceu no Rio de Janeiro aos 76 anos, no último dia 24 de dezembro de 2016.



Carmen Mayrink Veiga vestindo Guilherme Guimarães em foto de jornal dos meus guardados e já colocada aqui, em outro post.



Gal usou dois figurinos de Guilherme no show Gal Tropical com em 1980. 


As duas fotos de Gal em preto e branco são de Thereza Eugênia.


Fotos do Google.




Christiana Neves da Rocha vestindo Guilherme Guimarães, 1975.