quinta-feira, 8 de junho de 2023

Os Gondoleiros do Dique do Tororó


Matéria da revista Vamos Ler! de abril de 1942, impressa no Rio de Janeiro pela editora A Noite. Essa edição foi toda dedicada à Bahia. A revista tem muitas matérias interessantes e, uma delas, é a sobre os Gondoleiros do Dique do Tororó, personagens obscuros, hoje completamente esquecidos que faziam um trabalho da maior importância na época que era o de transportar pessoas de uma margem a outra do Dique do Tororó. 

Pelo texto ficamos sabendo que haviam vários gondoleiros, que eram bastante conhecidos até pelos seus nomes e apelidos pela população de SalvadorHoje quando eu passo por ali, noto que o transporte ainda é feito, mas suponho que já não existam grande número de embarcações e de gondoleiros e, também, diminuiu o número de pessoas interessadas no serviço de ir de uma margem à outra de barco.

O Dique do Tororó nos anos 40, era muito maior em extensão e largura que o atual que foi reduzido drasticamente com as obras de saneamento e criação de novas vias para carros. Naquela época, então, o trabalho executado pelos gondoleiros não se restringiria a atravessar simplesmente, como hoje, de uma margem a outra, mas sim, fazer um percurso muito maior.

Eu nunca fiz esse transporte, mas acho que deve ser bastante legal atravessar as águas do misterioso dique, navegando lentamente e guiado, quem sabe, por um descendente dos antigos Gondoleiros do Dique do Tororó!


Qual seria esse gondoleiro? Nini? Nóca? Dió? Eduardo, Popó? o Rei do Dique, ou Ziguidu?