sábado, 28 de julho de 2018

Tereza Rachel


Vasculhando o meu arquivo de imagens, fotos que já escaneei dos meus antigos álbuns de artistas, vejo esta fotinha azulada de Tereza Rachel, uma atriz impecável e, dizendo isto, poupo-me de listar outros adjetivos que seriam desnecessários, coadjuvantes. Thereza era estrela. Papel pequeno - o que seria isto? - tirava de letra e se tornava o principal. Protagonizava. 
Um talento Thereza Rachel. 
Um fenômeno no teatro - sua casa - na TV, no cinema... A Amante Muito Louca...qual outra atriz faria aquele papel? Nenhuma. Thereza Única.
Agora morta, quando vejo determinados papeis desempenhados por atrizes nas atuais novelas de TV, lembro logo de Thereza. Na novela Orgulho e Paixão - Globo, 2018 - por exemplo, fico imaginando que "banho" não daria Thereza Rachel fazendo a "Lady Margareth"...como ela tiraria sabor de cada palavra de um texto que é ótimo e, no entanto, desperdiçado. 
Nathália do Valle - a "Lady Margareth" da novela das 7 - é ótima, gosto dela, mas não saboreia o texto, não sabe fazer isso, tirar partido das palavras. Ela diz o texto simplesmente, perde detalhes - deixa perder - escapulir o essencial, o visceral da personagem.
Não vejo a novela sempre porque trabalho no horário, mas, às vezes, quando vejo, ouço bifes de textos magníficos e esperdiçados, ditos numa ligeireza, num sem sabor, que não é típico da personagem má, da ardilosa, da pérfida.
Thereza viva e no pedaço, estrelaria Orgulho e Paixão. Roubaria as cenas. Se apropriaria do papel. Seria como sempre foi: preciosa. Uma atriz. Os sem talento, os fracos - ao lado -  que se danassem! Thereza era vocação e talento genuínos e seria o "orgulho e paixão" deste país, infelizmente tão burro e de memória tão fraca. E de memória fraca até para os próprios atores que perderam a inspiração e as referências dentro da sua profissão. Thereza Rachel é uma fonte de inspiração e de atuação. 
Palmas eternas para Thereza Rachel.