sábado, 4 de maio de 2019

Santa Mônica . Postal


4 de Maio é o dia de Santa Mônica, pelo menos é o que diz o livro Na Luz Perpétua e no Flos Sanctorum que trazem as hagiografias de todos os santos e santas e os dias consagrados a eles. Tenho esses dois livros há muito tempo e adoro abri-los ao acaso e ler uma vida de santo, histórias com muita simbologia, muitas "peripécias", muito sofrimento, muitas graças, muitos absurdos e muita beleza. 
Santa Mônica passou a vida em oração - diz-se que rezou durante 30 anos (!) para ver a conversão de marido e filhos ( a filha, Perpétua, foi logo ser freira, não deu problemas e nem precisou das orações da mãe), as orações serviram então para os filhos, entre eles, Santo Agostinho, uma maravilha de santo que viveu uma "vida de erros", perdeu-se e foi salvo pelas orações da mãe.
Sim, 4 de Maio sempre foi para mim o dia de Santa Mônica, dia marcado nas folhinhas e nos calendários que eu lia na minha infância, que aparecia naquelas relações de nomes estranhos de santos que nunca se ouvia falar, ninguém era devoto e não se comemorava os seus dias. Entre aqueles nomes esquisitos havia o prosaico Mônica, tão simples, sempre atual, sempre jovem, perene, de qualquer tempo. Sempre é tempo de Mônica, de "turmas de Mônica". Mil batismos de meninas com o nome da santa por aí.Tempo de orações, das orações das mães para seus filhos. Sempre há Mônica em todos os cantos do planeta Terra.
O "santo Google" está dando o dia 27 de agosto como sendo o dia dedicado a santa. Pode uma coisa dessas, meus queridos e queridas?????
Este postal é uma reprodução de uma litogravura antiga da santa africana, (nascida na Argélia, norte da África) de joelhos em oração e de mãos espalmadas para o céu, rodeada por tamareiras e de frente para o mar. 
Não conhecia esta estampa colorida e ela me veio de uma "forma santa" nos meus achados preciosos do dia-a-dia, aqueles em que resgato coisas ao deus dará.
Salve, 4 de Maio, Salve Santa Mônica!