sábado, 15 de junho de 2013

Gatinhos


Litogravura de enciclopédia antiga

Desenho que fazia parte de  uma antiga enciclopédia de meu avô. Nos trabalhos escolares, começaram a recortar tudo para colar nas cartolinas-menos eu-, ou seja, destruíram a enciclopédia quase toda. O que sobrou, guardei e, vou colocar algumas coisas aqui.São litogravuras, Coisas dos anos 30, 40.Essa eu amo. Notem, queridos, a exoftalmia...realmente ela não estava no seu normal!

Computa computador, computa!

Computador moderníssimo: liga cabo, bota cabo...a assistente lendo o manual, cheia de cabos, a outra a conectar...uma desgraça!

Uma Cipriota

Postal que me mandaram de Chipre.Uma cipriota elegantérrima!

Carmen Mayrink Veiga e a Posse do Presidente Figueiredo




Caderneta Escolar

"Entrando na nossa escola cantamos com alegria
saudamos a professora
bom dia
bom dia!!!"

Muito bem, creanças! Cantaram à perfeição!


Passeio Antiguinho . Café Papagaio


Casa onde ficava a antiga fábrica do Café Papagaio. Em letras Art Déco, o nome do café na parte superior da casa, que fica na rua Carlos Gomes em frente ao Bradesco.
Fiz essa foto nos anos 90. A casa continua lá, mas com a parte de baixo encoberta por um laminado, sei lá!, e a marca do café na parede em  letra linda, também.

E, hoje, 19.09.2015 refiz as fotos que tinha feito nos anos 90. 
O nome Papagaio está quase desaparecido, pois a frente do prédio muito maltratada e sem limpeza, está um breu. Ou melhor ficou escuríssima, cor café fortíssimo!
Retiraram um tapume que havia e agora podemos ver uma porta no centro que dá para uma estreita varanda na frente e deveria haver, também, mais duas janelas que foram fechadas com tijolos.
É isso. 
E no mais,
Papagaio!!!







papagaio
colherzinha do café papagaio


Abaixo, fotos de agosto de 2017. Variações sobre o mesmo tema,  o prédio onde funcionava a fábrica do Café Papagaio, agora, fotografado do Edifício Fundação Politécnica que fica em frente.





Casa onde funcionava a Escola de Música da Universidade Católica e que há muito tempo deixou de existir no local. A casa está fechada, nada mais funcionou ali.





Ângela Maria em Salvador


Ângela chegando a Salvador. Reparem no carro de reportagem do Jornal da Bahia e...na frasqueira!!!

Antigo Cartaz Escolar






Antigo cartaz que ensinava crianças a ler e a contar bem velhinho...recortei as figuras que ainda estavam legais.deve ser dos anos 60.

A Devoção de são José do Quadrinho

 A história da devoção de são José do Quadrinho.
 O interior da Igreja do Imaculado Coração de Maria-Largo Dois de Julho- onde hoje está o quadrinho de são José e onde se realiza a a devoção ao santo com festas todos os anos.
 O altar de Sta. Terezinha onde fica, à baixo, o quadrinho do santo.
São José do Quadrinho. Reparem na chave que há dentro dele...Meu amigo Heraldo que foi amicíssimo de dos Reis e de Albina continua firme na devoção.

Lesma Rosa

Esta foto saiu esses dias em um site e eu adorei saber que existe uma lesma rosa, uma lesma viado, gay, alegre, maluca, bem humorada. Deve ser mais ligeirinha, expedita, deve gostar de "interagir", participar de grupos, comunicativa, sabida, entendida, pra cima, nunca pra baixo como uma lesma comum.Pode ser chefe de seção de alguma secretaria do estado, ser síndica do prédio onde mora,animadora cultural, atriz, produtora de eventos, cantora de axé, namoradeira, fofoqueira, bicha, tricha, fuxiqueira, novidadeira,com certeza não deve ser lerda. Amei essa lesma, tem um visual assim, pimenta...adorei!!!

Benerva e Lux de Luxo

Um marcador de livro, propaganda do remédio Benerva-vitamina B1 e um recorte de sabonete Lux dos anos 70.Uma composição benéfica para todos nós...Minha tia-avó, Diva, adoorava tomar Benerva.

Nicolau

Meu amiguinho Nicolau. 14 anos de life.

Antigos Abrigos de Ônibus de Salvador



três antigos abrigos de ônibus em salvador. só o primeiro, na cidade baixa, ainda existe.

Aracy de Almeida

Me pediram pra guardar a foto e ela aí está, depois de canos. Realmente Aracy está um primor!

Estalos "Bebé"


Caixinha antiga fogos que, aqui em Salvador, chamávamos de "traque de massa". Era uma trouxinha com um pouco de pólvora que atirada ao chão fazia um estalo. 
Eu e todas as crianças da rua em que morávamos ficávamos a jogar os traques de massa sem parar durante os festejos de São João e São Pedro.
E haja caixinhas!!!!