sábado, 20 de agosto de 2016

Meus Queridos Felídeos

 Nossa amiga. A onça!

Costumo comprar livros velhos, muito velhos, daqueles que já estão se partindo ao mais leve toque, com o papel ressequido - parecendo uma taboca - . A cor é pra lá de amarelo, são marrons escuros e com manchas, às vezes carcomidos por traças e cupins, roídos por baratas, ratos e sei lá mais o quê.
Mas, o que eu posso fazer quando encontro nesses livros fotos e desenhos, ilustrações maravilhosas que, eu sei, não vou achar mais por aí dando bobeira? O jeito é comprar, aturar o mau cheiro e colocar a papelança velhíssima em sacos fechados com naftalina e deixar lá um bom tempo até o pó baixar. 
Um belo dia, abro o saco e encontro as preciosidades que estão a minha espera por salvamento/escaneamento e elas voltam à luz através deste meu blog de meu deus!
Estas ilustrações que aqui estão são de um livro que estava tão podre que arranquei as páginas do que realmente me interessam no reino animal - gatos e família - e não me lembrei de anotar o nome da obra. Uma pena! Era um livro muito bom, texto ótimo, bem de época, tanto que resolvi escanear as páginas inteiras para ler o que ao autor - quem será, meu deus? - fala sobre os meus queridos felídeos.


 Sussuarana.


 Jaguarundi.


 Jaguatirica.


 Gato do Mato.


Será que a onça ainda impera no sertão??? Numa altura dessas, acho que não!