sábado, 22 de agosto de 2015

Passeio Antiguinho . Igreja da Graça 2 . Sepulturas . Jazigos . Lápides

 A Igreja da Graça é, também, o local do descanso eterno de Catharina Alvares Paraguassu e de Júlia Fetal, ambas em duas sepulturas riquíssimas em mármore com inscrições de época.  As duas estão na nave principal, logo ao lado do altar.
Catharina, a índia e mulher de Diogo Alvares Correa, o Caramuru e Júlia Fetal, a mocinha que foi morta com uma bala d'ouro.
Pelo chão de toda igreja, jazigos perpétuos muito antigos com lápides de inscrições ótimas para serem lidas, todas muito respeitosas, sentidas, chorosas, todas de um tempo em que os  mortos  queridos mereciam ser homenageados e reverenciados com um túmulo que atravessasse os séculos e séculos. E esses que estão lá realmente estão atravessando.




 Tem a sepultura de Catharina Paraguassu da parede e a do chão da igreja. Não entendi.




































Passeio Antiguinho . Igreja da Graça . 1

 Fotos que fiz no verão passado da Igreja da Graça. Na época, a igreja estava em obras -ainda deve estar- estava com andaimes mas, mesmo assim, ainda estavam sendo celebradas missas no  interior.
A igreja estava fechada, sem luz e, por isso, as fotos estão escuras.
A igreja é das mais antigas de Salvador, é do século XVII, é pequena, tem um claustro também pequeno no interior. Acho que funcionava ali um mosteiro ou um convento, não sei. Sei que é uma igreja dos beneditinos.
A área externa - um jardim - me deu um pouco de agonia: parece coisa moderna, muito ajeitadinha, pintadinha, não sei. Tem um aspecto de novo. Gosto de coisa velha!
Vamos passear!








A pesada porta com um comunicador externo em ferro com furinhos. É um acessório que poderia voltar à moda. Nada de olho mágico, o bom é o comunicador!

-Quem é?? Quem é??
-Estamos em orações, volte em outra hora!








O muro externo da igreja em agregado de pedra.



Santa Escolástica, irmã de São Bento.

São Bento, fundador da Ordem dos Beneditinos a quem a Igreja da Graça pertence.

























O claustro. E pra quê esses potes, esses porrões dispostos assim, tipo decoração moderna de qualquer jardim. Péssimo gosto. O claustro sem nada, só com o jardim bem tratado e com plantas "antigas" ficaria bem. Modernizam tudo, pasteurizam tudo e tudo fica qualquer coisa, ou seja, mesma coisa. Este claustro está em uma igreja do XVII !!!!!!
E o piso?? Com certeza deve ser coisa nova. Uma assepsia triste.
São Benedito e Santa Escolástica auxiliem na estética do ambiente!