terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sagrado Coração de Jesus


Há meses que "namoro" este Sagrado Coração de Jesus em um antiquário da rua Rui Barbosa aqui em Salvador e, na semana passada, enlouqueci e comprei esta imagem de gesso em relevo sobre suporte de madeira. A imagem estava muito suja, mas perfeita e sem partes faltantes, mas é carente de um bom restauro que lhe devolva os tons originais, mas, no momento, eu mesmo fiz uma limpeza das sujidades maiores, dei uma pátina leve com um óleo fino, para dar mais um pouco de realce à peça que estava muito fosca, e só! Já coloquei na parede, no meu diário, e pronto. Quando eu tiver um "aqué" sobrando mando para um consertador profissional.
Eu acho as representações do Sagrado Coração de Jesus lindas, sejam em estampas ou desse tipo em gesso que eram tão usadas nas casas - toda santa casa tinha! - e era comum até os anos 60. Depois caiu de moda e sumiram das paredes. Outros tempos, outras adorações e acho que começaram a achar cafona as tais imagens, e daí o seu desuso. Mas é justamente o cafona, o exagero kitsch o que eu aprecio nelas. Acho até que, numa casa de decoração moderna, a imagem antiquada desse Cristo na parede fica muito bem, contrasta e dá um toque ótimo onde se queira colocar.
Mas aqui em casa eu a coloquei no canto dos meus santos e estampas, no lugar onde eu rezo. Coloquei bem no alto da parede. 
Como deve ficar.