sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Passeio Antiguinho 1 . Pça. da Piedade, Av. Sete. Av. Joana Angélica - 20.09.2013


Hoje saí pra fazer umas fotos em uma ótica na Av. Joana Angélica e, como estava com a máquina, fui fotografando as coisas que acho interessantes nesse caminho: casas e igrejas que, apesar de me serem familiares, sempre olho com carinho, pois são de um tempo que, se não era melhor em todos os aspectos, era mais harmônico e esteticamente muito mais bonito e interessante. Na verdade, esse caminho que percorri- Pça. da Piedade, Av. Joana Angélica, Rua Direita da Piedade e parte da Av Sete de Setembro- deveria ter sido, e era, muito bonito até a década de 70. Acho que depois da dessa época, tudo se transformou e os anos 80 já entrou meio enviesado, a cidade ficou  violenta e deu no que deu.Estou colocando as fotos como foram feitas: não selecionei, não recortei e nem editei, pois além das casas e das igrejas, há a poluição visual da cidade, o povo, a desorganização, a esculhambação, o furdunço, e a agonia do dia a dia deste centro de Salvador. E isso faz parte...Acho que se Maria Graham voltasse, ou melhor, ressuscitasse, ela diria: "mas não mudou nada!" E eu digo: quase nada...............Depois irei colocar umas legendas sob algumas fotos.


Essa casa é linda e é muito antiga...séc.XVIII?? Até recentemente as portas e janelas de baixo eram originais. As de cima ainda se conservam...

Apesar de não ter mais a sua antiga fachada e o seu interior modificado por várias reformas, a Igreja da Piedade continua imponente e dominando a paisagem da praça.A escadaria de mármore de Lioz é bela e a Bahia inteira sobe e desce os seus degraus todos os dias.


Peraê! Peraê! Peraê!


O traje da atualidade: a calça jeans e uma blusinha solta de tecido sintético. Algodão é coisa rara. A que está sentadinha no banco do ponto de ônibus está toda sintética, uma beleza! Bem atual!


O traje que o homem veste: a bermuda, a camisa polo, de tecido tipo piquê grosso e, qualquer sandália que dê no pé.Uma coisa! Muitos usam o boné (bonéu) e vão pra baixo e pra cima atrás de uma cerveja, "a cervejinha" e o papo é: futebol, futebol, futebol e a vida dos outros.O homem de hoje gosta mais de fofoca e de observar e comentar a vida alheia que as mulheres. Argh!

As casas do centro, as que ainda existem e viraram  casas de comércio, agora são assim: a parte de cima se conservam e a parte de baixo é totalmente descaracterizada para abrigar a loja do que quer que seja. Essa onde fica a Papelaria 2M é linda e é um exemplo do modelo atual. Uma tristeza!

Peninha dessa casa tão linda e que até os azulejos da fachada foram pintados! Uma tristeza!

O belo Convento da Lapa, construção do século XVII. Igual a ele havia na Av. Sete, o Convento das Mercês, derrubado no governo de J.J. Seabra.Nota zero.
A parte de baixo da casa é um vão...e continua de pé!



As sintéticas! Esses vestidinhos elas devem lavar rapidinho e põe pra secar e seca rapidinho e já pode usar de novo. É uma maravilha, não dá trabalho de passar e já vestem de novo e a capoeira vai se acumulando...formidável!

Ainda não atravessou????

Esse albininho camelô é antiguinho...




Detalhe do piso da Igreja de são Pedro.



Amo essa casa! E ela, por incrível que pareça, se mantém original, as janelas art nouveau...uma beleza. Por dentro, como será que está?

As partes de baixo se "arreganham" para dar lugar ao comércio e se desfiguram. Uma tristeza! Na amarela/verde funcionou durante décadas a gráfica Bureau. A porta cor de abóbora combina com o quê?... Positivamente com tudo!

Uma série de fotos que fiz da Igreja do Rosário que foi cortada no governo de J.J. Seabra e ficou reduzida ao que era o seu altar e mais uma pequena parte onde ficam os jazigos perpétuos.



















Detalhe da porta de entrada que é belíssima!


A igreja que é somente o que foi o seu antigo altar. É uma mini igreja.