sexta-feira, 6 de junho de 2014

Santo Antônio . Imagem Popular?


 Imagem em madeira de santo Antônio que classifico como de arte popular, mas que possui traços ou detalhes que traem uma sofisticação e erudição, conhecimento de anatomia e, talvez, um expressionismo intencional do autor ao esculpir essa imagem de 24 cm apenas.
A imagem é propositadamente simplificada com traços estilizados e geométricos. Os lírios que o santo carrega é um exemplo disso, assim como o Jesus Menino no colo. Acho que a imagem procura o popular nos traços simples, mas quem a fez não deve ser um artista popular, um autor de carrancas e ex_votos. Um anônimo, enfim. Aliás, a imagem remete aos ex_votos, mas propositalmente. Acho. A peça não é "assignada", nem é datada, mas nova ela não é. Aliás, pode até ser. Mas poderia ser muito bem uma peça do início dos anos XX, da década de 50. Tem requintes para ser uma peça de época...quem sabe!!!
Quem sabe eu não abrigo em minha maloca uma peça valiosíssima, feita por artista renomado!!!!
Dou asas à minha imaginação. Não tenho grandes conhecimentos de arte, periodicidade etc. Mas essa peça, pelo que já vi, sei, intuo, sinto, não é uma peça de feira de artesanato qualquer. Se for, tudo bem, o artista "tateador", chegou longe nesta belíssima escultura de santo Antônio.  
Nesta trezena de santo Antônio, mais uma de minhas peças que fui comprando e ganhando nesses anos de meu deus!