quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Fécula de Batata Colombo




 Essa caixinha azul-rei e meio arroxeada de Fécula de Batata eu vi durante anos nas prateleiras e gôndolas de supermercados em todo o Brasil e ela assim permaneceu, com este desenho antigo durante muito tempo, mas, de repente, não mais que de repente, a fécula sumiu ou mudou de embalagem, se pirulitou. Achava tão bonitinha essa embalagem que a cortei e colei em um antigo caderno de receitas.
Certas embalagens ficaram iguais durante muito tempo, como a de Cremogema - linda! - a de Maizena, sempre amarelona e preta, o Nescau, Ovomaltine... depois todas se modernizaram para se aproximarem de um novo gosto, de uma nova época e de outros consumidores.
Mas a fécula de batata continua sendo vendida por aí, porém não mais azul-rei-arroxeado e não sei se ainda da Colombo.


A receita do Bolo de Fécula de Batata no verso da caixinha é o tradicional e o melhor. Delícia.

Quem faz o Biscoito da Rainha?


Uma boa pergunta.
Propaganda dos anos 80 de biscoitos Cream Craker colada em um livro meu de receitas culinárias.



A rainha Elizabeth II sorridente e satisfeita após degustar o seu biscoito diário.
-Eu aprecio muito este biscoito, meu filho. Vai muito bem com o chá.

Santa Luzia




Hoje em Salvador, 13 de dezembro, aconteceu a missa e procissão de Santa Luzia, que sai da Igreja do Pilar - linda e toda restaurada - e percorre as ruas do Comércio. Na igreja, a fonte de Santa Luzia com a água benta que serve os milhares de devotos que lá vão todos os anos pagar promessas e lavar os olhos. À noite tem festa profana, ou tinha, pois a cada ano vem caindo muito a frequência, assim como a da festa da Conceição. Signal dos tempos! 
Até os anos 80 eram muitas as barracas de comidas e bebidas e muito samba após as rezas. Praticamente acabou aquela alegria. Aliás, tanta coisa boa acabou no Brasil que está ficando um país que não respeita e não conserva as suas tradições. 
Uma tristeza.  Identidade (?) quase zero.
Vamos pedir a Santa Luzia que conserve sempre a saúde dos nossos olhos e os deixe sempre bem abertos e ligados nos males que nos rodeia.






 As fotos são do Correio da Bahia.