domingo, 19 de fevereiro de 2017

Brigitte Bardot . O Urso e A Boneca





O Quarto do Santos . Hildegardes Vianna










Texto do livro A Bahia Já Foi Assim da escritora e folclorista baiana Hildegardes Vianna e que é um dos meus livros preferidos. Tenho sempre à mão este livro, pois os textos são deliciosos e retratam aqueles costumes antigos das famílias baianas das primeiras décadas do século XX, ainda com traços e hábitos bem marcados do século XIX.
Este texto O Quarto dos Santos é sobre as devoções antigas, os santos a quem recorriam as pessoas nas horas difíceis, as orações, os nichos, os altares dentro das casas, os cantinhos que viravam o quarto dos santos. Neste texto também, Hildegardes fala da Rosa de Jericó que ficava no interior dos nichos de antigamente. Se abrisse, coisa boa iria acontecer, se não, seria coisa ruim ou desfecho negativo para algum pedido feito. 
Mas durante anos fiquei sem saber o que era realmente e do que se tratava a tal da rosa, não sabia a sua história e nem os seus significados. Fiquei sabendo através da internet: é uma rosa que murcha, fica como morta, seca totalmente e renasce colocando na água e foram nessas rosas de Jericó que Maria pisou, tocou os pés, ao descer do burrinho quando fugiu com José e o filho Jesus pelo deserto fugindo de Herodes.
A rosa de Jericó é chamada de a rosa da ressurreição.



A fotinha clássica de Hildegardes, pessoa maravilhosa e que foi minha professora em um curso sobre História da Bahia.
Durante anos Hildegardes escreveu crônicas semanais para o Jornal A Tarde de Salvador.