sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Minha Vida É Uma Broadway Desconhecida . Poema de Raymundo de Souza Brito

 Li hoje este poema de Raymundo de Souza Brito, poeta baiano nascido em 1900 e falecido em 1982. Este poema foi publicado em 1926 na revista A Luva.
Não  conhecia nenhuma obra e nem sabia da existência desse escritor maravilhoso cujo poema A Minha Vida é Uma Broadway Desconhecida foi, pra mim, uma surpresa, uma leitura que fiz com espanto, pois o texto é atualíssimo e moderno!
Raimundo Brito não era parnasiano, deve ter sido influenciado pelo Simbolismo e pelo Decadentismo, poesia moderna da época e cujo poeta mais representativo brasileiro é Raimundo Correia. Há músicalidade e pessimismo no poema. Lembrei também em Raymundo Brito, os poemas de Augusto dos Anjos, autor da mesma época.
Que bom que de vez em quando surge assim - do nada - e no balaio que é o Facebook! - essas novidades antiguinhas, verdadeiras pérolas esquecidas e que santas almas resgatam e trazem de novo à luz! A santa alma neste caso é o Sr. Krishnamurti Góes dos Anjos que possui a coleção completa da revista A Luva e sempre reproduz textos e ilustrações que saíam na revista e joga no Face.
A Luva foi editada de 1925 a 1932 em Salvador, Bahia.
Ler este poema hoje, me caiu como uma luva!