sexta-feira, 2 de março de 2018

Passeio Antiguinho . Rua Afonso Celso: Altas Demolições!


Fiquei surpreso - ainda fico!- quando passei na última quarta, 28, pela rua Afonso Celso e dei de cara com o vazio produzido pela demolição de, acho, umas 3 ou 4 casas, suponho, dos anos 30 ou 40 às quais a minha vista estava sempre acostumada a vê-las ali, antiguinhas, tipo sobradinhos, construídas ao alto, lindas e a cara de uma época. Agora já era! Viraram um monte de entulho que ainda está lá. Em breve deverá ser erguido um edifício ou um retângulo, uma caixa de sapato abrigando um shopping etc.etc. ou qualquer coisa: um ponto de bibocas, biboquinhas e biboconas  como, aliás, a Barra toda está se tornando. 
Lugares tidos como nobres, de gente bem, hoje é local de venda de cerveja, mercadinhos, pontos diversos, vendas, quitandas e...
Em uma dessas casas demolidas pela especulação cruel,morava uma senhora que durante um bom tempo foi a grande banqueteira daqui de Salvador, Regina Belack, que fazia 9 entre 10 festas do society baiano. Há muito tempo que não ouço mais falar nela, pode até já ter falecido, não sei. Mas, se viva, não estaria mais fazendo as "empadinhas", as "barquetes", os "rabos-de-tatu"pois, até os menus das festas mudaram e os endinheirados que ela atendia, muitos, ficaram pobres! 
Pobres como a Barra sem as residências que caracterizavam o bairro, agora, um bairro eminentemente comercial.







Outras fotos, 09.03.2018.