quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Fécula de Batata Colombo




 Essa caixinha azul-rei e meio arroxeada de Fécula de Batata eu vi durante anos nas prateleiras e gôndolas de supermercados em todo o Brasil e ela assim permaneceu, com este desenho antigo durante muito tempo, mas, de repente, não mais que de repente, a fécula sumiu ou mudou de embalagem, se pirulitou. Achava tão bonitinha essa embalagem que a cortei e colei em um antigo caderno de receitas.
Certas embalagens ficaram iguais durante muito tempo, como a de Cremogema - linda! - a de Maizena, sempre amarelona e preta, o Nescau, Ovomaltine... depois todas se modernizaram para se aproximarem de um novo gosto, de uma nova época e de outros consumidores.
Mas a fécula de batata continua sendo vendida por aí, porém não mais azul-rei-arroxeado e não sei se ainda da Colombo.


A receita do Bolo de Fécula de Batata no verso da caixinha é o tradicional e o melhor. Delícia.

12 comentários:

  1. Gostaria de saber se ainda existe a fécula de batata da colombo nos super mercados de sao caetano do sul?

    ResponderExcluir
  2. Acho que deixaram de fabricar. Deve ter de outro fabricante...esta do rótulo roxo, que era tão comum em todos os supermercados, não mais existe, já é coisa do passado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. FELIZ QUE ACHEI A RECEITA GRAÇAS A VOCÊ QUE TEVE A IDEIA DE SALVAR

    ResponderExcluir
  4. Que bom! Eu amo a embalagem a cor azul arroxeado. Adoro. Infelizmente sumiu ou mudou de embalagem a fécula.O bolo eu conheço, já provei, é fino, uma maravilha!
    Obrigado,
    Um abraço e saúde.

    ResponderExcluir
  5. Que saudades...meus filhos tomaram o creme de arroz Colombo caixinha verde!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. A da caixa verde do creme de arroz eu não lembro, só lembro dessa roxa de fécula de batata.
    Eram tão lindas essas embalagens!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. comia esse bolo que minha tia fazia na década de 70 ela faleceu em 85 e nunca mais tive o prazer de comer esse bolo maravilhoso pois sabia que era de fécula Colombo.obrigado por postar está esta receita direto da embalagem do quem comeu sabe o quanto era delicioso este bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Inesquecível!👏👏👍

      Excluir
    2. O roxo forte da embalagem, aliás essa cor era usada em outros produtos como o de uma marca de açúcar. Nas prateleiras via-se logo a embalagem de fécula Colombo. Hoje não existe mais...a marmelada Colombo também sumiu.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Boa noite, será que as féculas de batata que estão no mercado são boas para fazer este bolo? A da Colombo era muito antiga e super fina e com essa embalagem foi vendida durante anos. E, de repente sai do mercado...
    Sua tia deveria ser super prendada e sabia o que era bom! O bolo derretia na boca.
    Uma hora dessas eu faço!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Quando era criança minha fazia o bolo de fécula de batata da caixinha azul anil e eu amava esse bolo realmente derretia na boca e sem recheio , que Delia saudades.....

    ResponderExcluir
  10. Era uma delícia mesmo. Acho que as novas féculas à venda não se comparam a esta antiga da Colombo. E a caixa de azul forte quase roxo era linda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir