quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Santa Luzia




Hoje em Salvador, 13 de dezembro, aconteceu a missa e procissão de Santa Luzia, que sai da Igreja do Pilar - linda e toda restaurada - e percorre as ruas do Comércio. Na igreja, a fonte de Santa Luzia com a água benta que serve os milhares de devotos que lá vão todos os anos pagar promessas e lavar os olhos. À noite tem festa profana, ou tinha, pois a cada ano vem caindo muito a frequência, assim como a da festa da Conceição. Signal dos tempos! 
Até os anos 80 eram muitas as barracas de comidas e bebidas e muito samba após as rezas. Praticamente acabou aquela alegria. Aliás, tanta coisa boa acabou no Brasil que está ficando um país que não respeita e não conserva as suas tradições. 
Uma tristeza.  Identidade (?) quase zero.
Vamos pedir a Santa Luzia que conserve sempre a saúde dos nossos olhos e os deixe sempre bem abertos e ligados nos males que nos rodeia.






 As fotos são do Correio da Bahia.

2 comentários:

  1. O país vai ficando cada vez mais sem identidade. Copia-se tudo, basicamente dos americanos. Da culinária ao modo de viver como um todo.Principalmente por boa parte da classe média, que sonha em morar em Orlando/Miami, cidades que possuem grandes equipamentos culturais, mas para nossa equivocada classe média, só importam os parques da Disney e os outlets. Infelizmente nunca copiam as coisa boas dos americanos, como por exemplo: doações para museus e universidades; e a ajuda a jovens talentosos. Enfim, aos poucos (ou será aos muitos rsss)perdemos nossa identidade e não ganhamos nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tá ficando difícil viver aqui, quem pode vai para Miami e Portugal. Em Miami devem ficar dentro de um shopping e, em Portugal, devem dizer que a cidade é segura, mas cafona e anacrônica...sei lá! Quem entende mais a cabeça do brasileiro que ficou tão medíocre.
    História, tradições e costumes nossos são deixados para trás. Não vejo nenhum jovem falar de uma ida a um museu.
    Daí para pior.
    Abraços.

    ResponderExcluir