sábado, 22 de agosto de 2015

Passeio Antiguinho . Igreja da Graça . 1

 Fotos que fiz no verão passado da Igreja da Graça. Na época, a igreja estava em obras -ainda deve estar- estava com andaimes mas, mesmo assim, ainda estavam sendo celebradas missas no  interior.
A igreja estava fechada, sem luz e, por isso, as fotos estão escuras.
A igreja é das mais antigas de Salvador, é do século XVII, é pequena, tem um claustro também pequeno no interior. Acho que funcionava ali um mosteiro ou um convento, não sei. Sei que é uma igreja dos beneditinos.
A área externa - um jardim - me deu um pouco de agonia: parece coisa moderna, muito ajeitadinha, pintadinha, não sei. Tem um aspecto de novo. Gosto de coisa velha!
Vamos passear!








A pesada porta com um comunicador externo em ferro com furinhos. É um acessório que poderia voltar à moda. Nada de olho mágico, o bom é o comunicador!

-Quem é?? Quem é??
-Estamos em orações, volte em outra hora!








O muro externo da igreja em agregado de pedra.



Santa Escolástica, irmã de São Bento.

São Bento, fundador da Ordem dos Beneditinos a quem a Igreja da Graça pertence.

























O claustro. E pra quê esses potes, esses porrões dispostos assim, tipo decoração moderna de qualquer jardim. Péssimo gosto. O claustro sem nada, só com o jardim bem tratado e com plantas "antigas" ficaria bem. Modernizam tudo, pasteurizam tudo e tudo fica qualquer coisa, ou seja, mesma coisa. Este claustro está em uma igreja do XVII !!!!!!
E o piso?? Com certeza deve ser coisa nova. Uma assepsia triste.
São Benedito e Santa Escolástica auxiliem na estética do ambiente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário