domingo, 6 de outubro de 2013

Saco Para Roupa Suja - Servida - Bordado de Aplicação Com Motivo Japonês

Saco para roupas sujas, chamadas de "servidas". Hoje ninguém mais emprega o servida no sentido de suja. Ainda ouço dizer a expressão"água servida", mas roupa, agora, é suja mesmo, aliás, já saem sujas da máquina de lavar e as pessoas andam sujas...servidas!!! O saco tem na parte de baixo dois bolsos para meias e lenços "servidos"! Um amor! Tem anos que esse saco está guardado em uma gaveta e está manchadinho...de vez em quando eu colocava em cima de alguma mesinha como decor. Vou dar uma lavada e vou colocar ele de novo em destaque!


 Roupa servida!!!!! Que maravilha!!!! E a japonesa toda pronta de quimono a estender as roupas lavadas na corda!

 Puxa o olho!!! Estica o olho!

 Close na japa!

 Close na japa!






 Detalhe da mãozinha e do pezinho...

Minha avó Ascenção fazia muito bordado com o motivo da japonesa, mas esse não foi ela quem fez. Esse eu ganhei de uma amiga que já ia jogar o saco fora caso eu não aparecesse e enlouquecesse pela japonesa! Lembro de minha avó bordando toalhas de mesa com as japonesas cada uma mais feia que outra...o negócio era puxar o olho, quanto mais puxado, mais oriental e então, vamos puxar!...Ela bordava também panos de prato, "semanas de pratos", panos de fogão, centro de mesa, enfim, tudo o que ela aprendeu quando era mocinha no curso de bordado da Singer. Quando ela ficou viúva e a situação apertou, o trabalho de bordados foi uma mão na roda, e ela fazia pra vender. Eu ficava sentado na janela vendo ela bordar com a maior paciência aqueles panos...Tinha uns que, antes, tinha que colar tecido colorido e bordar os contornos depois, o chamado bordado de aplicação, igual a esse saco de roupas servidas que aqui está. Era um trabalhão, uma trabalheira e eu ali junto, adorando o bordado sendo executado.Eram tardes inteiras...naquele tempo as tardes eram enormes...Morro de saudades de minha avó! Neste ano, 22 de novembro, ela estaria completando cem anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário