domingo, 6 de outubro de 2013

Passeio Antiguinho 3 - Igreja da Piedade e rua Direita da Piedade, enfim, piedade, senhor!!!!! - 04-10-2013

 A pomba do Divino Espírito Santo na entrada da Igreja da Piedade. Muita gente quando entra ou sai da igreja, tem o costume de olhar pra cima e se benzer.Acho bonito esses hábitos do povo católico. 




Confessionários.











Salinha de sto. Antonio e sta. Rita.






 São Bonifácio 1
 2


 3 - participação especial, minhas perninhas...


Imagem de santa Rita em gesso muito bonita. Deve ser francesa, pois é perfeita e está muito bem restaurada por Rosinha, que tinha um atelier de restauro de imagens, há alguns anos, nas dependências da igreja.Sou devoto de sta. Rita e não deixo de entrar lá para rezar e pedir...paciência...paciência...





 Casa linda e bem conservada por fora...por dentro, adaptada para loja e restaurante. Pelo menos conservaram, e bem, a fachada.

 Beleza Pura!!! Elegantes senhoras em passeio matinal, todas em sintético-lavou tá novo!- e, nas mãos, sacolas imensas para irem aos mercadinhos no Largo Dois de Julho: " o creme de leite Italac está 1,99, minha filha!" "vamos depressa porque a inflação voltou!" Positivamente finíssimas.A de rosa é Babe Paley e a de creme, CZ Guest.
 Duas casas belíssimas: a vermelha está, coitada, abrigando um hotel? ou pensionato? casa de passagem? sei lá o quê! tem umas inscrições na parte de cima que não dá para entender: 1958 e umas letras...Deveria ser 1858, a data da inauguração dela...será? e, a outra, a casa marrom, é uma sede da polícia e é totalmente art déco: simples, geométrica e está muito bem conservada. A fachada, tirando as janelas é totalmente original.Classuda! A cor que pintaram a casa combina bem com o estilo. Será que ela era de Durite- o material que reveste as paredes da antiga sede do Jornal A tarde e a Igreja dos Mares?? Quem saberá?
Saí pela manhã na sexta e levei a minha máquina para daguerreotipar! Queria fazer umas photos da Igreja da Piedade-e ainda voltarei lá- e de umas casas da Direita da Piedade. A Igreja da Piedade foi tão reformada a partir de século XVIII que, hoje, nem lembra mais o que teria sido outrora! Parece mais uma igreja do início do século XX, isto sim! O exterior é outro, pelo que já vi em fotos e, o interior, só Nossa Senhora da Piedade deverá saber como mudou e...empobreceu! Mas, tem coisas bonitas, é claro, principalmente pra gente como eu que adora o antiguinho dessas igrejas e caminhos de nossa Salvador. Fiz umas fotetes e fui andando de volta para o meu endereço elegante, clicando casas que outrora devem ter sido escândalo na Direita da Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário