sábado, 5 de fevereiro de 2022

É uma Boneca Portuguesa com certeza...




...é com certeza uma boneca portuguesa. Comprei há algum tempo essa bonequinha que representa em seu traje típico alguma região de Portugal ou uma categoria ou profissão de mulheres daquele país. Nem gosto muito dessas tais bonecas que, numa altura dessas só servem para encher armário e ficar por lá entulhando, mas, essa, eu achei tão bonita e faceira na sua roupita, tão bem feita e detalhada em bordados e acessórios que, não resisti, e trouxe pro meu muquifo elegante. 
O vestido, rodado, tem uma sobressaia quadriculada e o volume é dado por várias voltas de um bico estampado de bolinhas vermelhas que fazem as anáguas. O vestidinho em cetim azul é todo bordado em ponto cheio, nas mangas babados de um delicado bico. No pescoço, um medalhão. Na cabeça  um chapéu negro de feltro com uma aba comprida que desce na parte de trás e, na frente, um pompom.
Os bracinhos levantados e super alegrinha, completamente formosa... dançaria a boneca o Vira???
Amei a boneca, paixão de antigamente de quem viajava para o exterior e as traziam na mala e, aqui chegando, iam direto para as estantes e cristaleiras enfeitar a sala, dando a dica: - estive na Europa e fui a Portugal. Eu não fui a Portugal, fui a um bazar de usados e me servi.
No mais, de qual região seria esta bonequinha portuguesa com certeza?

300 quilos de anáguas!
O pompom de ladinho dando a nota: Boneca!

 Alegre! Satisfeita! Pintosa! Uma beleza!!!!

4 comentários:

  1. A julgar pelo lindo traje e pelas muitas anáguas, deve ser uma portuguesinha da Covilhã!

    ResponderExcluir
  2. Alô! Será Covilhã??? O traje é lindo. Obrigado por lembrar a origem da linda boneca e o seu traje típico.
    Um abraço.

    ResponderExcluir