sexta-feira, 22 de março de 2019

Nara Leão e Tuca . Paris . 1970


Essa  foto está colada em um dos meus álbuns dos anos 70 e é da época em que Nara e Tuca, as duas morando em Paris - Nara casada com Cacá Diegues - se juntaram, fizeram as bases de violão do disco e Nara colocou a voz no Lp que lançaria em 1971 só com músicas de bossa nova.
Fiz uma postagem com o mesmo título aqui, mas a foto colocada não é dos anos 70: reconhece-se pelos cabelos e penteados das duas. Mas, já naquela época e, musicalmente, as duas já se afinavam. 
Tuca tocava violão super bem e a voz dela era linda, sem vibrato, clara, moderna como a de Nara. Infelizmente Tuca morreu cedo e anda completamente esquecida, parece que nem existiu... o Brasil emburreceu tanto... espero que Nara nunca seja esquecida... mas, com a ignorância galopante, não duvidemos de nada.
Nesta foto as duas parecem que estão ensaiando loucamente para o disco. Menescal dizia: "Nara você não pode ficar sem gravar!!!!" E as únicas músicas que ela queria cantar naquele momento eram as músicas de bossa nova - que ela nunca tinha gravado. E o resultado depois do silêncio é o disco da neve, do casaco e da ponte - do amor, do sorriso e da flor, mais um disco perfeito de Nara Leão.
Abaixo, a página do meu álbum com  mil fotos misturadas: João Gilberto, Airto Moreira e Flora Purim, Nara e Tuca, Rachel Welch, Joanne Woodward, Ann-Margret, Warren Beatty e Tom Jobim, Egberto Gismont, Renata Fronzi. Todos cabiam no meu coração de adolescente.
Bom tempo de quem tinha tempo para fazer colher e bordar o cabo
E fazer álbuns de artistas.




2 comentários:

  1. Que sacrilégio deixar de comentar em uma postagem como essa! Logo eu, que falei anteriormente por aqui em paixão... Aliás, vou falar em amor mesmo, AMO a Nara.

    E quanto a maravilhosa Tuca, só tomei conhecimento quando soube que foi ela quem produziu (fez os arranjos e participou das composicões) do meu álbum predileto de outra cantora que amo: o La Question, da Françoise Hardy. E aí me interessei por ela, pela história dela. Uma lástima esse buraco negro no qual foi tragada. Até mesmo pessoas da minha faixa etária - 30 anos - ou um pouco mais novas que conhecem a Françoise (já que rolou meio que um revival 60's induzido pelo movimento indie), se perguntadas, não sabem quem é Tuca. E a maioria não sabe quem são as duas. Uma pena. E tome-lhe bunda nas músicas atuais.

    Abraço soteropolitano.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo. Eu sei que ela - Tuca - passou uma grande temporada em Paris, gravou, produziu...o lance do disco da Hardy, eu nem me lembrava...as duas muito "cool", devem ter se identificado.
    Infelizmente, hoje, ninguém nem lembra o que fez ontem. O que comeu.
    Ninguém mais sabe de nada e leio muitas informações sobre música truncadas, erradas. Nara e Tuca são duas antas da época pré-histórica para muita gente. Nara ainda tem o site, lançaram uma caixa nova de discos gravados ao vivo, está por aí, mas Tuca, caducou...só gente que viveu aquela época ou pessoas que gostam de mpb e são mais jovens se preocupam em pesquisar, ouvir sabem quem ela foi.
    Hoje, passando pelo Campo Grande uma rádio estava tocando O Amor, o Sorriso e a Flor, a gravação de Nara e Tuca feita em Paris em 1970.
    Foi pela manhã. Uma manhã de quem teve bom gosto de programar a música no rádio para os ouvintes e passantes, como eu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir