sábado, 22 de setembro de 2018

Santana Mestra


Encontrei esta imagem em gesso de Nossa Senhora Santana em um bazar católico. No meio da parafernália e da profusão de mil coisas aquela imagem linda me chamou logo a atenção. De gesso antiga, provavelmente importada da França e feita à partir de um excelente molde e reprodução perfeita, fiquei apaixonado de cara.
Como se pode ver nas imagens abaixo, a Santana Mestra estava "denotada" pelo tempo, suja - imunda - com pequenas partes faltantes, a pintura com falhas bem extensas, tudo denotando os maus tratos do tempo e má conservação mesmo. 
A Santana deve ser do início do século XX, das primeiras décadas, quando as imagens de santos moldadas em gesso se popularizaram e eram vendidas com preço bem  mais acessível que as de madeira, porém, tinham uma qualidade que as de hoje não têm, aliás, as de hoje são aterrorizantes, me metem medo - uai! - de tão grosseiras e feias que se tornaram. As de resina nem se comenta: frias, vulgares, não passam sentimento algum.
Bem, e o que fazer com esta linda imagem de Santana Mestra? Neste caso de desgaste em que ela se encontra, só uma restauração que respeite a escultura e o estofamento que tem detalhes em ouro. Ou, então, e foi o que eu fiz - não nado em ouro - fiz uma boa higienização com pincel e dei três camadas de cera incolor. A cera além de conter o esfarelamento deu uma pátina protetora e de brilho bem discreto e dei um pequeno e cuidadoso lustre para finalizar o meu restauro/resgate/de imagem prestes a ir para o lixo/ou daquela que, se caísse em mãos inescrupulosas, seria toda repintada, toda macacada, desfigurada.
Esta imagem de Santana Mestra, assim mesmo como ela está, acabada pelo tempo, é de uma dignidade e de uma beleza impressionantes. A expressão do rostos e dos corpos de Nossa Senhora Santana e de Nossa Senhora Menina são perfeitos e emocionantes e acho que estando assim destruída, descascada, abandonada, a imagem adquiriu uma outra beleza. A beleza da história que ela traz, do tempo que lhe deixou marcas, feriu, mas não lhe tirou a beleza. 
É Santana Mestra nos ensinando a resistir.

 Os olhos de vidro.

 Olhos de vidro na Senhora Menina. Um deles não resistiu.

 O livro na mão de Santana o tempo levou.



 Abaixo fotos da imagem já higienizada, encerada e lustrada. Ficou ótima!











6 comentários:

  1. Jorge

    Fez muito bem em não mandar restaurar a peça e a esse propósito transcrevo aqui um bocadinho do ensaio da Marguerite Yorcenar, o Tempo esse grande escultor, a prpósito precisamente das esculturas.

    "Algumas destas modificações são sublimes. À beleza, tal como a concebeu um cérebro humano, uma época, uma forma particular de sociedade, junta-se a beleza involuntária que lhes vem dos acidentes da História e dos efeitos naturais do tempo. Estátuas tão bem quebradas que de cada fragmento nasce uma obra nova, perfeita pela própria segmentação: um pé descalço inesquecivelmente pousado sobre uma laje, uma mão pura, um joelho dobrado contendo em si toda a velocidade da corrida, um torso que nenhum rosto nos impede de amar, um seio ou um sexo em que reconhecemos melhor que nunca a forma de flor ou de fruto, um perfil onde a beleza subsiste numa total ausência de história humana ou divina (…).

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. O que me encantou além do molde perfeito da escultura e expressão da imagem de Santana Mestra, foi justamente o seu abandono. Aquelas fragmentações e desgastes na peça deixaram-na com uma outra beleza, uma beleza, talvez, ainda maior se estivesse perfeita. É uma imagem vivida. Eu fiquei apaixonado pelos estragos do tempo. Agora, depois da limpar e encerar, o próximo passo será comprar uma redoma para colocá-la dentro e assim pra proteger da poeira. E só.
    Vou procurar o texto de Yourcenar sobre o tempo para ler, dela só li, aliás todo mundo leu, o Memórias de Adriano.
    Obrigado pelas observações e pelo cuidado com Santana Mestra, nossa avó.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! A imagem é linda! Que rosto é esse? Onde vc compra as redomas?

    ResponderExcluir
  4. É uma imagem linda mesmo. Emocionante. Não compro redomas porque elas estão caríssimas e nem se acham mais. Na Adornativa tem, mas caras. O que eu tenho feito para proteção de imagens e substituiu bem as redomas são aqueles vidros para colocar flores e que existem de diversos diâmetros. Como o fundo fica para cima eu coloco alguma coisa para dar um acabamento ou deixo assim mesmo. No item imagens de santos eu já fotografei e postei a minha "invenção". Na rua Carlos Gomes tem uma loja de flores artificiais que tem os vasos de vidro. Lá também eles fazem caixas de vidro em diversos tamanhos sob encomenda que protegem as imagens mais largas. Tenho um crucificado em uma dessas caixas que comprei sob medida. Os nichos de madeira estão uma fortuna e, se não forem do tipo barroco mineiro, são geralmente cafonérrimos, exagerados.
    Já dei as dicas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir