sexta-feira, 13 de abril de 2018

Passeio Antiguinho . Edifício "Martha Rocha"


Não sei o nome do edifício, mas ele é conhecido assim, o local em que morou quando menina e jovem, a baiana Martha Rocha, a quase Miss Universo em 1954. Ela ficou em 2 lugar por 2 polegadas a mais, assim diz a história. Mas esse 2 lugar deu tanto rebu, tanto pano pra manga, que, na verdade, quem ganhou mesmo aquele título foi Martha e ponto final. Quem lembra do 1 lugar? Só os missólogos e isso eu não sou.
O edifício é uma construção icônica do bairro da Barra, fica numa esquina em que passa todo mundo e todo mundo o vê todos os dias. O estilo é o art déco, todo abauladinho com varandas tipo balcão e vazadas com cobogós. Mas o prédio está tão triste e decadente que está ficando, na verdade, invisível. Ou visto como uma coisa antiga, um trambolho. Coisa velha.
E há muito tempo que ele está assim, em franca decadência, rebocos caindo,com as estruturas de ferro aparentes e fiações mil por fora da construção. Uma restauração total seria o remédio para este edifício que a cada ano que passa se degrada mais. 
Mas, parece que os herdeiros, os donos - já que o prédio pertencia - ou pertence ainda, não sei - à família de Martha - e, se assim é o caso, não se interessam por conservá-lo ou vendê-lo. Se alguém comprasse o edifício - acho que essa seria a solução - e essa visão fantasmagórica acabaria e teríamos o "edifício de Martha Rocha" novamente lindo como linda foi - e é -  a sua antiga moradora. 


Martha, uma baiana de truz!

 A tristeza em uma esquina.

9 comentários:

  1. Bonito prédio. bem quer merecia um restauro, quanto mais não seja por homenagem à eterna Miss Brasil, cuja fama também chegou às terras lusas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. A situação do "Martha" é periclitante. Não sei como ainda não desmoronou ou pegou fogo. Mas é lindo e merecia que alguém comprasse o prédio inteiro para restaurar. Enquanto isso...
    Um abraço, Luís!

    ResponderExcluir
  3. O nome desse edifício na verdade é "Hansa", homenagem à mãe dela Hansa Hacker Rocha. Foi idealizado por seu pai Álvaro Pereira Rocha. A família não morou nele, porém morava em uma rua próxima em um gigantesco casarão. Tenho o livro biográfico da Martuxa, se achar te envio aqui o nome da rua do casarão, que creio eu já ter sido demolido.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Raphael. Eu sempre pensei que fosse a residência da bela Marta Rocha.
    Esse edifício é lindo, restaurado ficaria um colosso, infelizmente a cada dia que passa fica mais destruído e decadente, os ferros da estrutura aparentes, fios de energia, um horror e um perigo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. “Ainda era um bebê quando mudamos para uma casa que papai construiu na Barra, em Salvador, na rua que se chamava Coqueiros do Farol. Ainda menina e já adorava aquele nome, cheio de luz e poesia. Depois trocaram o nome para rua Almirante Marques de Leão. Fiquei tão triste. Aquele almirante eu não sabia quem era, mas os coqueiros do farol, sim: eu os conhecia tão bem, e os amava. Na Bahia era assim: coqueiros, vento, mar e sol.

    “Nossa casa chegou a ser conhecida como a mais bonita da Bahia com três andares, duas salas e vários quartos”.

    “Nossa casa era austera e grande. Era sala de visita pra lá, sala de não sei quê pra cá, portas fechadas sempre. Eu sonhava com aquela sala onde jantavam as irmãs mais velhas com meus pais. Ficava sempre de olho comprido, jantando com os irmãos menores e vovó”.

    Martha Rocha, 1996.

    Tenho foto da casa dela, se quiser envio também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, obrigado! A Bahia e Salvador andam tão tristes, os lugares vão se degradando e já não reconhecemos as ruas, as casas, tudo o que havia. A Afonso Celso está uma lástima! Parece um lugar de periferia, cheio de bares, depósitos de bebidas, não culpo as pessoas, todas têm que ganhar o seu dinheiro honesto, mas a rua e o bairro no todo perdeu o charme, a beleza. Uma pena. Esse edifício "Marta Rocha" carecia de uma restauração urgente que lhe devolvesse a beleza do art- déco tardio, que voltasse ao seu esplendor antigo. Não custa sonhar. Olho as instalações elétricas, todas aparentes, a umidade nas paredes, o reboco caído e imagino que uma tragédia pode estar se pronunciando. Tomara que não!!!!!!!!!!!!!!!
      Um abraço, Raphael!

      Excluir
    2. Raphael, se puder mande sim. Te agradeço.
      Nos anos 90 eu estava no Forum Ruy Barbosa e de repente veio aquela luz andando de blusa branca e calça azul turquesa, o cabelo impecável e conversando com uma amiga. Quem era aquele sol radiante?? Martha Rocha! Todos olhavam! Eu não tirei o olho! Belíssima. Se fosse no tempo do celular e eu teria tirado uma photo.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Corrijo: calça branca tipo larga e blusa turquesa. Linda!!!!

      Excluir
  6. Esse prédio, assim como a casa dos pais da Martha (nesse caso já nem existe mais), foram alvos de uma tensão judicial extensa. O processo de espólio de Hansa Hacker Rocha segue até hoje mesmo dados 48 anos de sua morte, talvez visto que deixou 11 filhos e muitos netos. O estado de abandono do prédio pode ser por este motivo.

    ResponderExcluir