quarta-feira, 22 de novembro de 2017

São Brás . Oração a São Brás






Comprei esta imagem de São Brás em um antiquário aqui de Salvador para dar de presente a uma devota do santo que é o protetor dos males da garganta, que livra de engasgos etc. 
Uma das coisas que eu mais gosto nos santos são as suas especialidades, suas invocações específicas: cada um para alguma coisa a que se recorre nas aflições. Tem uns que têm utilidades múltiplas e alguns atendem a aflições comuns a outros. Infelizmente já não ouço essas invocações aos santos como eu ouvia quando menino, mas eu continuo a invocá-los e a incomodá-los sempre que preciso. 
Essa imagem de São Brás deve ser dos anos 50/60, época em que os santos ainda tinham rostos, corpos e os atributos bem feitos, porque hoje elas são um horror, disformes, uns bolos de massa de gesso. As imagens de resina então, são abomináveis - não sei como alguém reza olhando para uma imagem de resina. Frias.
Essa imagem ainda tem o seu encanto, é bem feita, um bom molde e, o mais interessante, é que foi moldada aqui na Bahia como comprova a marca gravada na base da imagem.
Vi que esta mesma imagem de São Brás ainda é comercializada, mas, esta que aqui está (agora na casa da minha amiga), é made in Bahia
E vamos todos rezar cruzando as velas acesas!


3 de fevereiro é o dia consagrado a São Brás.


O atributo que é a marca de São Brás, além da roupa de cardeal, são as duas velas cruzadas que ele carrega. 
Esta oração a São Brás está no livro Cruz de Caravaca - Capa de Aço - que tem orações antigas incríveis e fortíssimas. Tem rezas pra tudo e pra todos os santos.





4 comentários:

  1. Existem vários países dentro do Brasil, essas tradições são uma maravilha..Seu blog é sensacional..

    ResponderExcluir
  2. Não é Touché? E querem transformar isto aqui numa terra sem graça, sem festa, sem tradições. O negócio não está nada bom por aqui.
    Um abraço, obrigado.
    Achei o seu nome ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, assim como vc também fico fascinada c/ os atos por cada um ter suas especialidades . Sinal que servimos a Deus aqui na terra e no céu c/ o dom que ele nos dá. Outro meu comeu um peixe e ficou c/ uma espinha na garganta e eu orei a são Braz dizendo: São Braz ñ conheço a oração específica e ñ sou devota sua mas te peço pelo meu marido que está c/ uma espinha na garganta por favor faça essa espinha sair. Rezamos o credo é o pai nosso. Ficamos maravilhados pois imediatamente a espinha saiu.


    ResponderExcluir
  4. Que bom, fico feliz pela senhora. Fui criado numa família católica que tinha cada santo para tudo e para todos os casos de necessidade tinha-se a qual recorrer. São Brás, é claro, sempre era invocado nos casos de engasgos, tosses, sufocamentos, problemas de garganta, inflamações etc.
    Meu pai uma vez engasgou com uma folha de louro.Até hoje minha mãe se lembra da agonia e se culpa por isso. Ela tomou pavor de folha de louro, ainda usa, mas retira todas que colocou na comida. Imagino o quanto ela chamou por São Brás naquele dia.
    Um abraço. Saúde.
    E salve São Brás!

    ResponderExcluir