quarta-feira, 15 de março de 2017

Hélio Basto


Andando por Salvador, encontrei em uma imobiliária do centro da cidade, este belo quadro de Hélio Basto, pintor e retratista baiano, hoje, totalmente esquecido.
Hélio foi um dos artistas da turma de artistas modernos da Bahia dos anos 50 - Carlos Bastos, Mário Cravo, Genaro de Carvalho, Maria Célia Calmon, José Pedreira entre outros -  que revolucionaram tudo o que por aqui se fazia. Aliás, acho esta turma de artistas plásticos baianos insuperável, era muita gente boa e talentosa junta e, num momento especial da cidade de Salvador que, nesta época, os anos 50, fervilhava culturalmente com o teatro, a música e o cinema.
Nos anos 70 eu frequentei muito uma galeria de arte e bar, a Galeria 13, que tinha em suas paredes vários quadros de Hélio Basto e de muitos outros artistas baianos também. Este bar/galeria funcionava no Pelourinho muito antes da restauração, era habitado pela gente muito simples do local e todos iam para lá beber e ouvir a ótima música em LPs. que Deraldo, o dono, colocava na radiola. Era uma delícia a Galeria 13. Fechou há séculos.
Pois bem, como ia dizendo e retomando o pincel, achei a bela pintura de Basto - sem data - propus comprar, mas me pediram uma fábula, então, fotografei pra ter a imagem de recordação. 
Para engrossar o caldo da postagem, fui ao Google e arrastei algumas fotos de obras de Hélio Basto, um baiano pintor que mereceria uma boa retrospectiva de seus trabalhos. E onde estariam estes trabalhos, pelo amor de deus???!!!
Mas ele anda tão esquecido...parece que nunca existiu. Uma tristeza.


Hélio com um gato no colo e, em uma das telas... um gato. 
Deveria ser dos meus: louco por gatos. Abaixo, uma tela de Hélio Basto que me foi enviada recentemente - 23.06.2020 - via e-mail - por Marcus Vinícius. O tema, Nossa Senhora, que recebe dos braços de um anjo, seu filho Jesus. Os espaços e as figuras são preenchidas por uma camada homogênea de tinta - característica marcante nas obras de Hélio Basto - que realça os traços livres do seu desenho.
Agradeço ao Marcus Vinícius pela colaboração com o blog.



Abaixo, mais uma obra de Hélio Basto, um São Cosme e São Damião belíssimo que me foi enviada ontem - 12.07.2020 - por Bruno Porciúncula a quem agradeço pela colaboração. 
Esta página do blog dedicada ao esquecido artista plástico moderno baiano vai ficando aos poucos mais rica com as colaborações.


Abaixo, mais imagens de telas de Hélio Basto retiradas do Google.














Hoje, 15 de novembro de 2022, Alexandra, leitora do blog, me enviou o retrato de sua mãe Lenira Amélia pintado por Helio Basto em 1964.
Agradeço a Alexandra e a todos que entram aqui no Antiguinho e me mandam obras de Helio Basto de suas coleções. Assim, esta página dedicada ao artista vai ficando mais completa e mais bonita.
Abaixo o quadro retratando a d. Lenira Amélia.



17 comentários:

  1. Boa tarde,
    Tenho um quadro do mesmo,herdei de meu tio Antonio Carlos Martins. Estava pesquisando sobre Hélio e acabei encontrando sua postagem.

    ResponderExcluir
  2. Que bom q vc tem um Hélio Basto! Eu gosto muito dos trabalhos dele que, infelizmente, sumiram, tem poucos em museus e galerias da cidade. Guarde e conserve o seu presente d seu tio. Esse nome Antonio Carlos Martins não me é estranho, ele era escritor?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia fui amigo de Helio , GRANDE PARTE DA OBRA DELE ESTA COM OS HERDEIROS DE R
    ONALD LAGO E O MARCHAND NAGIB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tenho um belíssimo Hélio Basto! Adquiri através do marchand Nagib.

      Excluir
    2. Boa tarde, se o senhor quiser me enviar a foto para eu colocar aqui na página do blog dedicada a Helio Basto, eu te agradeço. O meu e-mail fica na página de abertura do blog em Contato. Ok.
      Abraços e Feliz Ano Novo.

      Excluir
  4. Não conheço nenhum dos dois. São baianos?
    Hélio Basto foi um grande pintor, uma pena estar esquecido e carecendo de uma retrospectiva, alguma exposição para homenageá-lo e fazer com que os novos, os mais jovens, conheçam o belo trabalho que ele fez.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois lindos quadros - enormes - do Helio Bastos.
    Meu tio era marchand, especializava em artistas emergentes baianos. Como posto as imagens?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, vc poderia enviar as imagens pelo meu email? O email está em O que é o blog, acima, na página inicial. Se quiser posso postar aqui essas imagens. O senhor também poderia colocar no Facebook. Se quer vender, a OLX aqui de Salvador pode ser uma boa. Infelizmente não conheço ninguém do meio das artes plásticas aqui da Bahia para lhe indicar.
    Qual o nome do seu tio? Me lembro que vi uns quadros enormes de Hélio Basto em um bar chamado Galeria 13, que era de um senhor chamado Deraldo que também era artista plástico. Mas isso tem muitos anos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. O meu email está em Contato, acima na página inicial do blog.

    ResponderExcluir
  8. Pedi alguns quadros para meu irmão que é Marchand para dar um visual no meu apartamento, ele me levou ao local de seu acervo é mandou eu escolher alguns quadros. Dentre os escolhidos peguei obras de Mário Cravo, Edmundo Simas, Carlos Kahan, Aurelino dos Santos (Lelinho) e de Hélio Bastos. Os quatro primeiros já tinha ouvido falar e muito, quadros de artistas renomados. O quadro de Hélio escolhi por encanto, não conhecia a obra dele, mas os traços simples, porém precisos, cores com bastante destaque e bem separadas, o tema aparentemente quase sempre voltado ao religioso cristão, com anjos, Nossa Senhora, Jesus menino e ao catolicismo. Hélio Literalmente está entre os grandes inclusive no meu acervo emprestado. Minha esposa que é católica se encantou pela leveza, simplicidade e sutileza dos traços. Se tiver como posso mandar uma foto do quadro para adicionar aqui.

    ResponderExcluir
  9. Marcus Vinícius, recebi no meu email, a foto do seu Helio Basto. Parabéns, é uma pintura linda. Vou postar aqui, sim.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um Basto dos anos 70. Será o mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Meu quadro Basto é de 70. É surrealista de Basto. Será o mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Surrealista, não, mas bebeu da fonte.Ele era pintor moderno, nos temas e na maneira de usar as cores, as tintas jogadas em espaços grandes de forma chapada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impregnado de formas geométricas em cores vivas.

      Excluir
  13. Ele sabia usar as cores e a geometria do espaço. Genial Helio Basto!

    ResponderExcluir