domingo, 9 de março de 2014

Amostras de Bordados à Máquina . Curso Singer . 3


Aqui estão as amostras de bordado feitos à máquina por D. Hilda da Mata quando aluna do Curso de Bordados  Singer.
Em quatro postagens coloquei todas as amostras que ganhei e que guardo com muito cuidado, pois são obras de arte. Coisas do passado, coisas que já não se faz.




Nesta amostra de bordado, as pétalas da flor é rendada e em relevo.





Eu adoro este bordado vazado, um perfil de mulher, com um jeitinho bem de época. Sempre estou colocando ele à vista, em cima de algum lugar.







A assinatura da artista!






























































Esse bordado abaixo eu acho incrível! Lindíssimo! Parece bordado para alta costura. Maison Lesage de Paris? Um bordado de uma roupa de Schiaparelli? Lacroix? Não. Foi feito por D. Hilda da Mata, em Salvador, Bahia!

















































































Esses bordados de aplicação, abaixo, são em relevo, o chapéu, a trança, a saia da garotinha e o avental com bico. As asas do patinho, os botões de flores são também em relevo.









































































Em todas as amostras há lacinhos de fita enfeitando e presos com alfinetes. Como os alfinetes estavam enferrujando e manchando os bordados, retirei, mas não joguei fora. Guardei junto com os lacinhos. Os alfinetes são antigos, grossos. Alfinetes de época!



A caixa de plástico onde guardo as amostras de bordados de D. Hilda.

4 comentários:

  1. Muito bonita a sua coleção,alguns bordados parecem pinturas.,aquelas baínhas abertas e crivos,são fantásticos.Os meus parabéns .Estas amostras mereciam estar expostas ao público .Numa parede ou num painel de madeira numa cor bonita para fazer sobressair os abertos.Não acha ? Uma fã do Luís e M.Andrade. Cumprimentos ,Graciete

    ResponderExcluir
  2. Pois e, Graciete. Os bordados são lindos e, se você viu os outros posts, a senhora que os fez passou com nota máxima na época que fez o curso!!!. São obras de arte de tão bem bem executados.
    Já pensei em utilizá_los como decoração, mas coisas de tecido se estragam e esgarçam com o tempo. Futuramente ou venderei ou doarei as amostras para o Museu do Traje do Instituto Feminino da Bahia. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Jorge eu tenho o livro da Singer com todas estas aulas e vc os tem na pratica! Amei conhecer sua coleção.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Jaqueline, ganhei de presente as amostras - magnificamente bem executadas - e elas estão aqui guardadas até o dia em que eu resolva doá-las para um museu de têxteis. Aqui na Bahia tem um muito bom.
    Obrigado pela visita, obrigado pelos elogios.
    Abraços.

    ResponderExcluir