domingo, 21 de dezembro de 2014

Estampa de Santa Bárbara



Esta estampa foi de uma tia de uma amiga, Dona Dodó, que morreu, octogenária, nos  anos 70 e veio parar nas minhas pobres mãos, na minha casa. 
Que bom!!!
Minha casa é de São Jorge, San...e de Santa Bárbara, também! É santo ou santa, a guarida certa no meu mocambo!
A estampa é assignada Leiber e deve ser do XIX. Tenho pouquíssimas informações sobre estas impressões da, de Leiber. Autor ou casa impressora???
As estampas são lindas!!! 
Foi de minha bisa, um Sagrado Coração de Jesus que já coloquei aqui. E mais outras também. 
As estampas da Leiber são as mais preciosas e valiosas por aqui. Mas, valor maior, é ter sido me dada como presente ( nada a ver com Natal!).
Beijos, Zezeca!!!





2 comentários:

  1. Estas imagens piedosas ou images pieuses como lhes chamam os franceses eram muito comuns nas casas portugueseas e brasileiras no início do século. na Casa de família da minha mãe ainda há umas quantas, eram tenha a ideia que a maioria fossem de origem francesa. Esse Leiber era o Senhor Fridolin Leiber e na wikipedia inglesa dele se refere "Fridolin Leiber (1853 in Niedereschach – 1912 in Frankfurt) was a German painter who produced a number of popular religious prints.

    He worked for art publisher Edward Gustav May in Frankfurt and his first works for May were depictions of saints. Leiber signed his work either with his full name or with his initials "F. L."

    Também há muita informação deste senhor no seguinte site italiano http://mediasalento.it/oleographica/index.php/produzione/gli-artisti/31-fridolin-leiber

    Um abraço e bom Natal

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Luis. Já entrei no mediasalento, haja estampas!!! Obrigado pela informações do Leiber, agora já me situo melhor. Abraços. Bom Ano Novo! E muita coisa boa no Velharias no próximo ano.

    ResponderExcluir