sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pequenas Imagens de Santos

Santo Antonio, imagem em burel do início do XIX.

Santo Antonio muito bem acompanhado: são Benedito, santa Luzia, imagem do XVII, são João, são Cosme e Damião e Nossa Senhora da Conceição.
Eu também estou bem acompanhadíssimo!!!!!

Santo Antonio e Maria Menina sozinha. A Senhora Santana foi desmembrada. Pra mim, coube a menina.

Um broche de ouro e crisólitas...De mentirinha, evidentemente. Se fosse de verdade e de minha propriedade, eu seria um membro do high society internacional. 
Fico na falsidade!

Um broche elegante e falso. Completamente falso, porém, bonito e antiguinho. A água_marinha...até de mentira é bonita.

Santo Antonio. Pequena imagem. Acho que do XVIII. Adoro essas imagens mínimas do santo. Sem querer fui fazendo uma coleção delas. E quero muitas mais no meu moquifo elegante!!

Para enfeitar, para enriquecer, dar uma vida, um realce, um quê a mais, um charme: joia falsa. Falsíssima!!!! Um broche vistoso de vidrinhos coloridos e metal comum. Mas, é antiguinho...

Santa Terezinha com rosas e um Deus Menino de plástico comprado nas boas casas do ramo de Salvador. É do século XXI, com certeza!

Santa Terezinha. Aos pés, pequenas rosas antigas de louça. Gosto de arrumar essa pequena imagem de santa Terezinha em gesso, assim: com rosas, rosas, rosas. E muitas rosas vamos recebendo.


Pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Século XVII.

Três pequenas imagens de santo Antonio e, na frente, são Gonçalo e sua violinha.

Santo Antonio.

 Pequena imagem de são Francisco. Nesta imagem ele carrega uma casa nas mãos, simbolizando, acho, a Igreja. Na testa e nas mãos, os estigmas.

 São Gonçalo, pequeníssima imagem popular do santo carregando a sua viola. Segundo quem me vendeu, é uma imagem do XVII.

3 comentários:


  1. Prezado Jorge Santori:
    Tentei pelo espaço "Contato", mas, não consegui....
    Ao que interessa...
    Ao visitar, pelo caminho que fiz, encontrei algo bem interessante. As três primeiras fotos de pequenas imagens de santos publicadas, na data de maio de 2014, em seu Blog, que aqui visitei, pertencem a uma mesma situação, ou cenário, de pequenas imagens agrupadas. Ali aparecem o Santo Antônio de Pádua - como chamada principal e, à direita dele e atrás, de quem olha, há um franciscano negro. Gostaria de perguntar qual destes santos é aquela imagem? Benedito ou Categeró....
    Se, sua resposta for Categeró, complemento outras indagações para publicar no meu Blog, citando a fonte e referindo o que eu obtive de informações sobre seu trabalho naquela página.
    Um abraço e muito obrigado.
    Paz e Bem
    Vanderlei Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Vander. É uma imagem de São Benedito, daquela iconografia em que ele carrega um saquinho na mão. Tem imagens do santo com uma braçada de flores, outras carregando o Menino Jesus.
    Tem um post aqui no blog só de imagens minhas de São Benedito. Deve ter outra imagem dessa do saquinho postada.
    Pode usar a imagem, sim. Acho ótimo, e educado, dar créditos para divulgar o meu blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vander, imagens de Santo Antonio Categeró são tão difíceis!

    ResponderExcluir