sábado, 3 de maio de 2014

Loja e Armarinho Arlinda Motta


 Maravilhoso saquinho do Armarinho Arlinda Motta. Ouvi falar de um armarinho que tinha no Largo do Rosário e que era de umas irmãs???Será que é este do saquinho????
Que vontade de comprar uns aviamentos lá, uns fitilhos, uns ilhoses, uns retrós, umas meadas de linhas da Madeira, uns centímetros de entretela pra forrar uma gola, bicos, figurinhas de passar, papel fino pra debuchar, papel carbono, entremeios para enriquecer umas guarnições, bordados de aplicação, arremates, bolos de lã, linha mercê crochet, elásticos, enfim, seriam tantas miudezas ótimas a serem colocadas no saquinho...
Soube que lá na Loja e Armarinho de Dona Arlinda Motta se fazia plissados, que eram encomendados pelas modistas da época. Forrava botão, cinto, enfim era um Armarinho muito variado e sortido.
Eu adorava quando me mandavam no Armarinho Tupi nos Mares, no Armarinho de Seu Bida e Dona Helena na Calçada...Eram tantas coisas pra olhar. O Tupi, quem atendia, eram as donas, negras lindas, impecáveis e bem arrumadas, sempre maquiadas, sempre de batom  e unhas bem tratadas e pintadas de vermelho como o batom. O cabelo delas era como usavam as negras da época: espichado, alisado e depois muito bem arranjado. Eram 3 irmãs e duas atendiam no balcão. Soube que só resta uma viva e o armarinho já não existe, é claro.
É isso!
Estava escrevendo e uma tia me ligou e me disse que ia muito lá. E que se chamava Loja e Armarinho e que a modista dela, Dona Verena, que morava na rua da Faísca, comprava lá todos os aviamentos e encomendava muito tecido plissado para seus modelos.
A Dona Verena fez muita roupa pra ela e, também, os vestidos de casamento dela e da irmã.
Adorei saber essas coisas...vou futucar pra saber mais... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário