domingo, 29 de dezembro de 2013

Rio Antigo



 Livro de bolso que pertenceu ao avô de uma amiga e me foi dado de presente.Os textos são ótimos, crônicas da vida do Rio de Janeiro no século XIX. Gosto da ilustrações feitas por Edmundo Rodrigues.








 Me lembro dessa loja que tinha na parte alta do Plano Inclinado e que vendia muito livro de bolso das Edições de Ouro.Comprei muito livro lá. Hoje, é claro, não existe mais, mas foi uma loja que resistiu muito ao tempo e ao abandono do local. O acervo era ótimo!

 Negra maravilhosa envelopada em seu elegante Pano da Costa.









 Em todas as ilustrações o céu tem as nuvens bem  marcadas,contornadas, fechadas.

 Um baile elegante! E o casal em rodopios!



 Amo os parnasianos e amo Bilac!





 As cobras e lagartos que ela viu e contou....Maria, querida, hoje você tornaria a ficar horrorizada com os acontecimentos. E iria ser assaltada, também!

 Tristinha na liteira, enfadada...Por que seria? Adoro uma liteira, uma caderinha de arruar, um palanquim!!! Deveriam voltar à moda com tanto desemprego, tanta gente sem fazer nada. Adoraria subir a Montanha de cadeirinha! Com as cortinas cerradas, evidentemente! Para não ver a malta, a súcia, a calaçaria das ruas, é claro!

Beleza!

O tílburi e a liteira. Tempo bom! Estariam indo aonde? Para um convescote...À missa? Ao Palácio? Iriam à rua dos Latoeiros? Do Lavradio? À Colombo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário