sábado, 27 de junho de 2020

Tereza Souza Campos . 27.06.2020


Através das inúmeras visualizações, hoje, das postagens que fiz de Tereza Souza Campos aqui no blog desde o seu começo em 2013, imaginei que "algo de estranho" haveria de ter acontecido. E soube, através do amigo Danian Dare que a Princesa D. Tereza de Orleans e Bragança havia falecido. 
Tinha  93 anos.
Há três anos morria Carmen Mayrink Veiga. Em abril ou maio deste ano, foi a vez de Lourdes Catão
Agora, com a morte de Tereza Souza Campos, desfaz-se de vez a trinca das mais emblemáticas elegantes brasileiras de todos os tempos. Com a morte das três se vai toda uma época de riqueza, glamour, elegância, refinamento. A Alta Sociedade Carioca que durante décadas teve nas três as suas mais brilhantes figuras, recebe, talvez, o seu golpe final.
Digo talvez, porque elas representavam uma elite que não existe mais e a "tal" que está hoje aí é outra coisa. O Rio de Janeiro, cidade onde elas reinavam segue muito diferente. Violento e sem delicadeza decididamente não as representam.
Mas, espero, que uma meninota se espelhe em uma das três e a gente perceba - num pequeno gesto, numa atitude ou arrasando em um modelito - que o legado deixado por Carmen, Lourdes e Tereza deu frutos. E pode continuar!




8 comentários:

  1. Essa trinca ainda se encontrava por aqui quando, em uma postagem da Hildegard Angel, sugeri à colunista que refizesse a foto das três novamente juntas. Não obtive resposta por, talvez, a ideia não ter sido interessante ou por outras razões desconhecidas. Seria uma forma de prestigiá-las e resgatando aquela elegância do passado que elas tão bem representavam. Agora essa trinca repousará no passado e somente vindo à atualidade quando alguém buscá-la em arquivos de jornais e revistas....

    ResponderExcluir
  2. Danian, teria sido ótimo um reencontro da trinca, infelizmente não deu.
    Obrigado, Danian
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O penteado da Terezinha Souza Campos é fantástico. Desafia as leis da gravidade. Mas era realmente uma mulher chique.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Therezinha era Carmen...kkk ela usava o penteado leão. Tereza tá com menos armação. Sim, era muito chique mulher de uma época em que o Brasil também era chique.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Jorge!!!

    Não sei se vc tá sabendo ou não, mas há o arquivo totalmente e completo Digitalizado da Finada Revista manchete. Vou te passar o link e tem como pesquisar pelo nome da pessoa entre aspas"" achei fotos maravilhosas da nossa musa Carmem, alem dos mexericos da vida dela antes de se tornar Sra. mayrink Veiga! Sensacional!!!

    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=004120&pagfis=1

    ResponderExcluir
  6. Lílian, obrigado pela dica. Um amigo me mandou o link e também me mandou uma grande quantidade de fotos de Carmen que ele baixou da Manchete. Já fiz duas postagens com esse arquivo Carmen mas, eu fico sem muito entusiasmo porque essas imagens estão pipocando por aí.
    Mas tem algumas que eu quero colocar.
    Me interessei em postar tudo o que eu tinha de Carmen e, agora, ficar postando coisas que estão pelo Google fica meio batido.
    Obrigado pela lembrança, Lílian.
    Um abraço e saúde!

    ResponderExcluir
  7. Sim! Tereza, Carmen e Lourdes: as três no primeiro vagão! Mas, atrás, vinham outras mulheres brasileiras e chiquérrimas, que era o que não faltava na época. Anos 50 até a morte de cada uma das três.
    Um abraço.

    ResponderExcluir