quarta-feira, 29 de maio de 2019

Childe Hassam


 Childe Hassam - 1859/1935 -  pintor americano de cenas urbanas com muitas carruagens, seges, vitórias, tílburis etc. rodando por ruas molhadas de chuva e seus passantes apressados.
Depois de fazer a postagem anterior sobre "traquitanas e tais", eis que me surge pela frente, e por acaso, as obras deste pintor que atravessou o século XIX para o XX, viveu o tempo das carruagens e dos primeiros automóveis.



domingo, 26 de maio de 2019

Traquitana . Sege . Palanquim











Ilustrações em uma edição dos anos 50 do Novo Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro, uma versão menor, mas ainda com as mesmas ilustrações e textos dos verbetes das edições anteriores que são, creio eu, dos anos 20 do século XX.
Nem é preciso dizer que adoro uma traquitana, uma sege, um palanquim, uma liteira, um tílburi, uma vitória, um trole, um landô, uma caleça etc. etc.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

terça-feira, 21 de maio de 2019

Nara Leão

Foto nos meus álbuns de artistas dos anos 70.
Amo Doris, Elis, Gal, Elizeth, Ângela, Maísa, Claudette, Dalva, e tantas outras cantoras maravilhosas que o Brasil já deu, mas...
 Nara é a tal!

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Noiva Oca de Roca do Pau Oco ou Noiva de Brechó


Antes que maio acabe, aqui vai a minha contribuição para o mês das noivas com este elegante vestido que eu achei em um brechó no bairro do Sumaré em São Paulo. O fascinante, mais incrível e bonito é ele assim, montado em um manequim no meio de uma sala do brechó, "noiva oca de roca do pau oco", mas, porém ...vemos uma verdadeira noiva no significado dela, no imaginário da vida. É real mais que real, super real, supra real,  mais que verdadeiro fora de um corpo real de mulher.
Teatral, porque fora do contexto, prende a visão. Coisa maluca, no meio da mocofaia toda, um vestido de noiva, modelo antigo em cetim, corpo e mangas de renda, botões forrados do tecido e presos por ilhoses que descem até a cintura da vespa criatura. Simples. Não me lembrei de olhar se tinha etiqueta, talvez fosse de loja da rua São Caetano, sei lá.
Manchado, amarelado, sambado, marcado pelo tempo, mas tão bonito, altivo, solene e, apesar dos males, um Vestido de Noiva!
Esse modelo tem clima e é pra mim muito mais interessante do que modelos que tenho visto por aí presunçosos ou vestidos de noivas "piriguetes". Sem clima.
Bem, no mais, adoro um vestido de noiva e mais ainda estando ele em um contexto absurdo e surpreendente.




domingo, 19 de maio de 2019

Pastelaria Irmãos Magalhães

Das fotos compradas em brechó. 
O nome da pastelaria escrito em letra cursiva na frente da loja ficou muito bonito. Um resultado bonito.
A foto deve ser do interior daqui da Bahia, pois o "pacote" tinha só imagens daqui do Estado.
Pastelaria Irmãos Magalhães...vontade de comer um pastel, um pastel de época, anos 50 na solidão daquelas paragens.
Quem será o senhor encostado na porta? O feliz proprietário do estabelecimento, um dos Magalhães? E o garoto acabrunhado, meio que desconcertado?  
O interior parece bem sortido e tem alguém, um vulto de vendedor atrás do balcão. Ali não deveria ser só uma pastelaria, mas, sim, um armazém de secos e molhados onde se vendia de um tudo, um grande sortimento de produtos, variedades, novidades da capital, um mundo de coisas ou de tudo um pouco e mais o pastel.



Bolsa Carteiro


Desenho em uma bolsa dos anos 50 em couro, conservadíssima e à venda em uma loja retrô muito legal na Rua Augusta em São Paulo. O preço, altíssimo, aliás, tudo com o preço correto, para quem pode pagar por peças de época e muito bem preservadas. 
Fiquei na foto da estampa da bolsa - eis ela aqui! - uma graça, linda. 



sexta-feira, 17 de maio de 2019

O Telefone e a Mentira


 - Querida! Estou recebendo uns amigos aqui em casa... não posso me estender. Sim, é uma reuniãozinha pequena, na verdade um coquetel souper para 30 pessoas...sim, sim, estou usando o vestido da Casa Canadá que lhe descrevi...ficou muito bem...não estou podendo falar...querida...querida...você sabe como é que é, tenho que me dividir com todos, aliás, eu e o Rodrigo Otávio, meu marido. Tchauzinho, querida!
-Que chata, às 20 horas, eu dando uma passadinha rápida com o aspirador no meu boudoir e esta desocupada querendo bater papo! Ora, me faça uma garapa!
Nota: mulher que vestia Canadá não passava aspirador de pó. Nunca. Jamais.



 Trin! Trin! Trin!
- Vou deixar tocar à vontade, já disse que não estaria em casa neste horário, aliás, nem tenho que dar satisfação dos meus hábitos noturnos para ninguém. Às 22 horas inicio o meu sono de beleza, minha cútis precisa estar repousada e fresca pela manhã. Sou uma mulher diurna. 
Que gente cacete...o que querem falar depois das 22 horas pelo amor de deus??? Ora, me bata um abacate!
Propaganda de aparelho de telefone. Revista National Geographic, outubro de 1959.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Tem Vicentina em Positano!


Esta é Irmã Agnes, ela ministrava aulas de rendas de bilro em Positano, digo ministrava porque a revista National Graphic da qual retirei as fotos é de 1959...daí que, a boa Irmã Agnes já deve ter voado para o céu com o seu magnífico chapéu corneta alvíssimo, engomadíssimo, espetadíssimo há muito tempo.
-Ai, Irmã Agnes, a senhora está me espetando com este chapéu....
-Ora, ora, meninas, controlem-se e vamos à renda. Não estou vendo produtividade hoje...
-Mas, Irmã Agnes, nós estamos aqui sentadas desde às 6 da manhã, estamos com as vistas cansadas e este calor abrasador em Positano...estamos exangues!
-Ora, cale-se querida e me desfaça toda esta carreira já, não está vendo que a renda está folgada, com os pontos lassos, frouxos, tenha mais atenção! E desfaça, desfaça, vamos! 
-Eu não aguento mais, eu vou desfalecer...
-Desmanche este lavoro, já disse! Isto é uma encomenda, não é um passatempo...
Mas será que a Irmã Agnes era tão rigorosa assim e tão sem coração para com as aprendizes. Suponho que não. Perfeccionista, isto sim. Devia ser un amore!


-Muito bem, meninas o ricamo está uma beleza!!! Foi necessário eu passar uma repreenda para tudo normalizar, não é mesmo?
E apressem-se queridas, a procissão sai logo mais à noite.
E eu tenho que trocar o hábito e o chapéu, evidentemente. Este calor em Positano desenforma-o completamente, sinto-o cair sobre os meus ombros. Uma Vicentina de escol tem que estar com o seu chapéu sempre para o alto, apontando para o céu.



 -Vamos, vamos meninas, todas perfiladas e cantando bem alto, vamos acordar Positano inteira!
-Estou achando este desfile desordenado, controlem-se garotas, concentradas no canto, nunca vi um hino cantado tão desentoado! Jesus, Maria, José! 
-Vocês irão ficar sem o lanche, isto sim!
-Não Irmã Agnes, estamos famélicas! Loucas por uma pizza!
-Pois, sim! Então façam bem os seus papéis!
-Ao desfile!




domingo, 12 de maio de 2019

Ruth de Souza





Recordações de minha visita ao Museu Afro Brasil, São Paulo, em 2017 - entrei lá às 14 horas e saí à noite, os funcionários me lembrando do horário de visitação! - recordações do seu maravilhoso acervo e, recordações e lembranças da sua, da minha, da nossa querida atriz e estrela máxima do teatro, cinema e televisão, Ruth de Souza que, hoje - Parabéns! - completa 98 anos!!!
Ruth está no patamar de Fernanda, Tônia, Tereza Rachel, Natália, Cacilda, Marília, Bibi, Dercy, enfim, no que há de mais representativo da arte brasileira. E tem outras incríveis atrizes brasileiras que, se eu fosse citar, não acabaria nunca e que fazem parte do melhor da nossa arte de representar. E bem!
A nata da nata e, entre elas,
Ruth de Souza!


Álbum de 1980 com artistas das novelas da Globo.



Ruth, estrelíssima!


sábado, 11 de maio de 2019

BaianaSystem

Esse grupo BaianaSystem daqui de Salvador é o maior barato, infelizmente fui conhecer a música que eles fazem a pouco tempo e através de um amigo de...São Paulo!
Fui ao Youtube ouvir algumas músicas e vi alguns shows...o de Recife no carnaval desse ano foi uma loucura!
A foto, de Mateus Pereira, está em uma antiga revista Muito, do Jornal A Tarde, janeiro de 2010. O cantor da banda, Russo Passapusso está à direita.
Uma coisinha nova no Antiguinho.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

São Francisco Xavier . O Santo Padroeiro de Salvador




Hoje, 10 de maio, é o dia em que São Francisco Xavier foi proclamado Padroeiro de Salvador. O dia mesmo do santo no calendário católico é 3 de dezembro. 
Há pouco fiz uma postagem sobre São Francisco Xavier depois que comprei em um antiquário de São Paulo uma estampa antiga, um santinho lindo do século XIX que estou recolocando abaixo.
O busto relicário - imagens acima - está guardado na Basílica de Salvador e, hoje, ele sai em procissão pequena, discreta, acompanhada por poucos fies e de alguns políticos - vereadores - da cidade.
Então, !Salve o nosso Padroeiro! e que ele continue sempre nos defendendo das pestes, muitas outras pestes "renovadas" que estão sempre a rondar e a nos assustar. 
Muitos milagres esperamos ainda de São Francisco Xavier.



O busto relicário enviado pela igreja para Salvador por ocasião da febre amarela em 1686 que dizimou grande parte da população soteropolitana. O busto é do século XVII e tem no centro do peito um pedacinho da ossada do santo.
(Foto de Sérgio Benutti - Blog Xique-Xique)




O busto de São Francisco Xavier é em prata lavrada em motivos fitomorfos formando arabescos. Rosto em madeira entalhada e policromada. A base é de forma octogonal, ornada com entrelaçados de cachos de videira.
As relíquias estão em um escrutínio ovóide no centro do peito.
(Foto do Blog São Francisco Xavier, O Apóstolo do Oriente)



A pequena procissão que faz também um pequeno trajeto: sai da Catedral Basílica de Salvador, faz uma parada na Igreja de São Pedro dos Clérigos, segue até a Câmara dos Vereadores e volta à Basílica onde está guardado.


Abaixo, o busto no altar da Igreja de São Pedro dos Clérigos.



O santinho antigo que comprei em Sampa.