domingo, 27 de novembro de 2022

sábado, 12 de novembro de 2022

Telefômana


 Hoje o nome seria celulômana. O telefone fixo anda tão silencioso...os papos longos só com pessoas muito íntimas - kkk e olhe lá! - familiares que ligam pra saber não sei o quê, ou nada, e as tais das operadoras que ligam nos horários mais absurdos, 13:15 hs, 16:50hs. Ai! que porre.

Hoje quem come o nosso tempo de vida precioso é o celular, porque o aparelho não serve só para falar, isto é, telefonar, recebe-se e envia-se mensagens, as de grupos, vídeos, aplicativos vários e super importantes para o desenrolar da nossa vida moderna. É ótimo, é um prazer, mas é chato! E é um vício, uma cachaça, uma droga que, no que começa, não acaba mais.

Esse desenho é do livro Tratado Geral dos Chatos de Guilherme Figueiredo, escritor e intelectual brasileiro versado em história antiga - Grécia -, teatro, culinária, cronista observador dos costumes dos seus contemporâneos, inclusive dos chatos e seus vários tipos, a quem ele dedica um livro inteiro. Inclusive a telefômana, aquela que ficava horas no telefone sem se tocar que era inconveniente e...chata!

Sim, o desenho da telefômana é de Frederico Kikoler que ilustrou todo o livro de Guilherme Figueiredo.

Há alguns anos fiz uma postagem sobre o livro Brasil para Principiantes e Frederico Kikoler era o autor das hilárias ilustrações.

E é isso, depois de tanto tempo sem postar nada - por falta de tempo -, volto de telefômano. E chato.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Pintura Decorativa do Palácio Rio Branco



Esta pintura de uma bacante, lembrando um  afresco, está numa das paredes do Palácio Rio Branco que abrigou durante anos o Gabinete do Governador do Estado. É linda!
Dizem que no local vai funcionar um hotel!!! Para aonde irá o Memorial dos Governadores? Vai ficar tudo junto, misturado?


 

sábado, 10 de setembro de 2022

Rainha Elizabeth II


 Em cima do meu rádio de galalite verde está a imagem em resina da Rainha, comprada de um amigo que trouxe de NY.  Ela tem uma mãozinha que, quando mexemos nela ou corre um ventinho, dá um  tchauzinho, tchauzinho... Nem precisa dizer que adoro essa minha Rainha Elizabeth II na minha sala sempre comigo e sempre à minha vista.

sábado, 3 de setembro de 2022

A Borboleta Chiquérrima e Carmen Mayrink Veiga


 

Recebi hoje, de minha irmã, essa foto de uma borboleta belíssima e muito chique no estampadinho preto e branco do seu corpo tão delicado, joia da natureza, um escândalo de beleza e, me lembrei de umas fotos de Carmen Mayrink Veiga, a soberba, borboleteando para o fotógrafo Antonio Guerreiro num vestido Pierre Cardin, envolta em folhos, asas em metros de tecido vaporoso e de estampadinho miúdo como o da borboleta naturalmente chique.

Lembrei, também, não sei se é assim mesmo, um verso de Cecília Meireles, "entre o céu e o planeta a asa de uma borboleta".

E assim vamos, imaginando e associando belezas em um planeta que já foi um jardim...ainda bem que surgem borboletas alentadoras.

"era uma vez um jardim que se chamava terra".

E era uma vez um salão onde surgia Carmen Mayrink Veiga como uma aparição, borboleteando em instantes de beleza.

 





domingo, 24 de julho de 2022

Um Cisne e Caetano Veloso


Esses dois desenhos estavam enrolados e guardados em um tubo e assim permaneceram comigo por décadas. Os dois são do início dos anos 70. Ano passado dei os trabalhos para meu irmão e ele, agora, os colocou em moldura com vidro. Expostos à luz e à claridade, os desenhos que foram feitos em ecoline e lápis aquarela, a tendência será esmaecer, perder a cor, ir desaparecendo. Antes disso, aproveito a foto enviada e coloco-os rapidinho aqui. E assim ficaram em suas cores originais para todo e sempre.
O autor é o artista plástico baiano Chico Mazzoni.


 

domingo, 17 de julho de 2022

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Anjinho


 Vinheta anjinho em uma revista Intervalo de 1967.  No meio das fofocas dos artistas tinha ilustrações bem bonitinhas como essa barroquinha.

domingo, 26 de junho de 2022

Gilberto Gil . Jornal Domingo Ilustrado . Outubro de 1971


 
O show não aconteceu. Mas, imaginemos o que teria sido a reunião dos três num palco em SP. : Desbunde!

Aquele abraço para Gil!

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Folha de guarda


As folhas de guarda dos livros antigos... tem coisa mais bonita e surpreendente nos desenhos e seus efeitos imitando mármore, alguns com estampas de cores numa mistura linda e sempre de bom gosto. É sempre um prazer pra mim quando abro um livro antigo, à vezes caindo aos pedaços e ver, apreciar a folha de guarda, sempre chiquérrimas abrindo as edições e dando aquela distinção. Compro muito livro só pelas folhas de guarda, escaneio e coloco aqui, depois passo adiante...não moro numa mansão.

Esta folha de guarda está em uma edição dos anos 50 de um dicionário luso - brasileiro da Larrousse, mas com cara dos anos 30.





 

sábado, 4 de junho de 2022

Um Muro e Duas Travessas Inglesas


Incrustadas no muro de uma antiga casa, essas duas travessas inglesas dão um toque maravilhoso ao local. Há anos que observo elas, pois sempre passo andando onde elas estão retiradas da sua natural serventia para decoração de muro de rua. A primeira oval é do tipo borrão, com aquele azul lindo e a de baixo uma travessa grande com motivos de flores e pássaros e contornada por uma linda guirlanda.

Bela ideia teve a criatura que aproveitou suas travessas já desgastadas e deu um outro destino, uma outra vida para elas.



 

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Jorge Ben . Show no Copacabana Palace . Revista Interview . Anos 80


Um show de Jorge Ben ao vivo deve ser o máximo. Infelizmente nunca vi. Quero ver ainda!!!!!



Dona Mariazinha Guinle, chiquérrima, dando a nota na noite!

Gal Costa, seríssima!!!

Danuza Leão sempre o máximo e Cauby Peixoto que, por essa época, tinha  lançando um LP que foi sucesso total, o Cauby! Cauby!

Mila Moreira e Sílvia Bandeira. Lindas!!! 







 

domingo, 15 de maio de 2022

Dora . Dorival Caymmi . Quarteto em Cy . Bahia 1971


 Parte da trilha sonora para filme rodado na Bahia baseado em Capitães da Areia de Jorge Amado. Ultimamente redescobri O Quarteto em Cy, meu deus como elas cantavam bem!, e como eram afinadérrimas e de um repertório fantástico! 

Essa gravação de Dora, que não está em nenhum disco e em nenhuma coletânea do quarteto é, simplesmente, belíssima!!! Não me canso de ouvir aquelas vozes longínquas em uníssono tão perfeito, sofisticado, e ultra relaxante, cantando em inglês e arranjo bossa a Dora de Dorival Caymmi, música tão cantada, tão linda, mas que sempre surpreende em gravações sejam antigas ou novas. 

Essa versão do Quarteto em Cy é de 1971 e, no vídeo, surge a Bahia daquela época tão tranquila e calma, época em que se andava pelas ruas flanando sem hora pra ir e voltar e sem pensar que alguma coisa desagradável pudesse acontecer.

domingo, 8 de maio de 2022

Zuzu Angel


 Uma página do Antiguinho para Zuzu Angel. Ano passado quando foi comemorado os 100 anos da estilista, não coloquei nada aqui, aliás nesses anos todos não postei nada ou quase nada sobre Zuzu. O motivo? Queria achar nas papelanças minhas, nos jornais e revistas velhas e nos recortes empacotados, alguma coisa antiguinha, mas meio inédita, fotos e matérias que não estão dando sopa pelo Google. E comecei folheando a minha coleção de Domingo Ilustrado de 1971 na certeza que ali encontraria o que eu queria: Zuzu Angel em fotos, notícias e imagens "velhas", mas novíssimas!

Essa matéria reúne três figurinistas, estilistas e costureiros brasileiros, Guilherme Guimarães, Joãozinho Miranda - de quem eu nunca tinha ouvido falar - e Zuzu Angel que, além de tudo, era uma criadora de estamparias originais em tecidos com temas e cores sensacionais. Naquela coleção para 72, Zuzu Angel apresentaria pássaros brasileiros em azul, verde, amarelo e roxo nas estampas de seus vestidos para o mercado americano e brasileiro.

Em breve espero encontrar mais coisas para colocar, aqui, nesta página Zuzu Angel.