segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Estive em Aparecida!


Quadrinho de louça comercializado na cidade de Aparecida do Norte. Quem esteve lá, voltou com  este comprovante de fé, devoção e, também, é claro, já pensando na decoração da casa, colocar o lindo quadrinho em cima de um móvel, enfeitando uma estante de livros etc. 
Sempre com um paninho vistosinho por baixo, pra dar um realce.



sábado, 25 de agosto de 2018

Sombras Globerama






A  má impressão ou a impressão ainda numa fase analógica, feita ainda com o uso de chapas e clichês, de clichês à partir de fotos de desenhos e também de pinturas e as tintas, ao final do processo, jogadas sobre papel poroso, resultavam em  imagens/sombras imprecisas, como estas que estão em um dos livros da Globerama, Tesouro de Conhecimentos Ilustrado, ed. 1963.
Acho muito bonitas essas imagens que aqui estão - lembram pinturas rupestres - e que representam uma fase ainda de desenvolvimento da produção em cores das antigas gráficas na "idade da pedra" da impressão. Muitas das imagens podemos nos perguntar - o que será isto, pelo amor de deus? - mas, o que resultou da impressão, a mancha, a sombra, o imperfeito, o"quase bom", é que é ótimo.
 

São Bartolomeu . 24 de Agosto


Imagem da sacristia da igreja de Nosso Senhor Bom Deus dos Aflitos, Salvador.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Passeio Antiguinho . A Jomira


 Dia desses fui à Praça da Sé, entrei na galeria do Edifício Themis e fui na Jomira, loja que é tradicional aqui na cidade no ramo de apetrechos para bijouterias. 
Me lembro que quando se queria fazer bijouterias e nas vésperas do carnaval, todos corriam à Jomira para comprar a sua conta, canutilhos, miçangas, correntes, plumas, paetês, lantejoulas e etc. etc. e, para quem era ou é do candomblé, os apetrechos e objetos da religião se encontravam e se encontram sempre lá. 
Amei ter voltado ali e de ter conversado com a dona, super simpática, que me disse ter a loja quase 60 anos de funcionamento.
Lembrei a ela que há muitos anos, foi ali que comprei contas lindas de vidro negro para uma coroa de Santa Rita - pequeno terço - e que ela mesma havia montado para mim. Ela não lembrou, mas, como lembraria, se a loja atende a deus e o mundo há quase 60 anos!? São tantos os fregueses que já passaram por lá e, eu, fui mais um que comprou coisas do seu maravilhoso estoque.
Fiz essas fotos e dá pra ver que a loja possui balcões ainda de época de madeira e envidraçados, prateleiras também de vidro, vitrines antigas, enfim, a Jomira, é uma daquelas lojas que resistiram ao tempo e a dona, super simpática, continua lá atendendo a todos com uma educação e gentileza típicas daqueles antigos comerciantes que, antes de querer vender as mercadorias, eram super simpáticos com os fregueses, atenciosos, atendiam com cortesia e se tornavam queridos.
A Jomira é a cara de Salvador, loja encravada em um antigo edifício e que ainda se mantém, pois não foi tragada pelas grandes redes e continua prestando serviços àqueles que querem se enfeitar e adquirir objetos de culto do candomblé.
Tudo bem tranquilo, bem calmo e sem agonias: antes de comprar bate-se um papinho legal.












 Adorei esse objeto do culto de Yemanjá.







O acrílico da loja eu adoro!!! A baiana toda paramentada e com contas da Jomira.


domingo, 19 de agosto de 2018

Nossa Senhora da Boa Morte

A foto deslumbrante é de Marcelo Bruzzi que teve a sorte, a "graça" e a sensibilidade de captar este instante mágico de devoção à Nossa Senhora da Boa Morte em uma igreja de São Gonçalo do Campos, cidade do interior da Bahia e que eu não sabia que havia a devoção também, pois, geralmente, ela é associada à cidade de Cachoeira.
Sei que havia uma devoção à Nossa Senhora da Boa Morte muito antiga em Maragogipe, outra cidade do Recôncavo, mas parece que não existe mais. Aqui em Salvador há uma bela imagem de Nossa Senhora da Boa Morte na Igreja de São Domingos, imagem essa que saía às ruas no dia em que se comemora a Morte e Assunção de Nossa Senhora, a Nossa Senhora da Glória.
Achei a foto do Facebook de um amigo e fui à página do fotógrafo Marcelo Bruzzi e, lá, tem fotos sensacionais feitas no Recôncavo baiano e em outros lugares. Esta, com a fiel ricamente vestida e adornada, impecavelmente em branco trabalhado em bordado inglês é uma LOUCURA!!!!
 Nossa Senhora da Boa Morte acontece no dia 15 de agosto e este ano, como sempre, a cerimônia/festa/procissão foi linda em Cachoeira. E que assim permaneça por muitos anos.
Nesta foto de Marcelo Bruzzi é a verdadeira Bahia que se apresenta: sincrética, mística, misteriosa.

sábado, 18 de agosto de 2018

Vida Nova




Vida Nova!!! Com Figatil, evidentemente. Sem ele, menos vigor e alegria. E como estão alegres e satisfeitos o casalzinho do desenho, não é mesmo? E a causa? O  motivo? O Figatil, é claro! 
Líquido, em grânulos ou em drágeas - a escolher - o Figatil adapta-se a todos os gostos e idades. Eu prefiro em grânulos, são mais práticos, modernos e, nessa vida agitada que levamos, indo pra lá e pra cá, podemos tomá-los até dentro do buzu.
Querem vida nova? Pois tomem Figatil
Esta gracinha de ilustração está no Almanaque Renascim de 1969. Esses antigos almanaques têm pérolas, ilustrações sensacionais e bem populares, com legendas e textos magníficos e os nomes dos remédios da época são de morrer de rir.
Vou explorar bem o meu Almanaque Renascim. Essas publicações que caem nas  minhas mãos, antiguinhas, cafoninhas, dão vida nova para mim e para o blog.
Como o simples era tão mais bonito!

"Buscar um mundo novo, vida nova..."

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

São Roque . Salve 16 de Agosto!


Dia de São Roque, uma das muitas devoções que eu tenho e um dia de comemoração com procissão e festa muito bonita aqui em Salvador, Bahia.
Meu São Roque, rogai por nós!!!!

Foto do Correio da Bahia de 16.08.2018.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Dona Evinha Monteiro de Carvalho


Dona Evinha Monteiro de Carvalho, uma das grandes damas da antiga alta sociedade carioca. Foto de agosto de 1984, coluna de Hildegard Angel, jornal O Globo.
Ai, como eu adorava aquela coluna social e as mulheres e homens elegantes que sempre pintavam por lá. Por esse motivo, tratei de guardar aquelas gazetas antigas e agora estou aproveitando tudo aqui no blog.

domingo, 12 de agosto de 2018

sábado, 11 de agosto de 2018

Dona Zilda Paim . Uma Incrível Mulher


 Matéria de 2010 da revista Muito do jornal A Tarde que guardei esses anos todos só por esta entrevista dada pela professora Zilda Paim da cidade de Santo Amaro da Purificação, uma mulher incrível que, infelizmente, não conheci - quando eu li na época a entrevista me deu vontade de pegar um buzu e ir até Santo Amaro pra ter um dedo de prosa com ela - mas, não fui. Fiquei aqui em Salvador e fiquei com esta entrevista na minha memória, como hoje ela deve estar na memória - espero! - do povo e da cidade pela qual tanto se dedicou e trabalhou.
A entrevista é de dezembro de 2010 realizada por Marcos Dias e tem fotos de Fernando Vivas.
Para quem não conhece, nunca ouviu falar e nada sabe da dona Zilda vai se encantar e se espantar com a inteligência, a memória, a lucidez desta senhora que, nesta época, estava com já seus 91 anos.  Outra coisa que amei foi o lado artista plástica que ela era também. O quadrinho que detalhei acima é uma maravilha, uma pintura ingênua que é um auto retrato da dona Zilda Paim uma mulher multi. 
Vamos lá!?










sexta-feira, 10 de agosto de 2018