domingo, 29 de dezembro de 2013
Carmen Mayrink Veiga e Maria José Magalhães Pinto - Coluna de Zózimo
Em um programa na TV Educativa-eu assistia aqui em Salvador- apresentado por Hildegard Angel nos anos 80, um dos entrevistados foi o colunista Zózimo Barroso do Amaral, que tinha uma coluna ótima no Jornal do Brasil. Não era só o society carioca que rolava por lá. Tinha tudo e tudo muito bem escrito, pois era muito articulado, muito inteligente. Bem, nesse programa, Hilde fez 3 perguntas a ele: qual a mulher mais bonita, qual a mais elegante, qual a que recebia melhor. Adivinharam quais as respostas? Carmen, é claro! Ele adorava Carmen. Em quase todas as suas colunas tinha uma foto, uma notícia da amiga Carmen.
Vidas que dariam um romance - Coluna de Hildegard Angel
Remexendo nos guardados, achei essa notícia que, na época, fiquei chocado quando li. E hoje também fico, pois é muito triste. Foi da coluna de Hidegard Angel, época de O Globo, acho que do início dos anos 90.
Carmen Mayrink Veiga na Noite Elegante de Gstaad
Nota da coluna de Zózimo que amei na época! Carmen elegantíssima em uma noite, em um jantar refinadíssimo à luz de velas em Gstaad e ao lado de homens ricos e poderosos! Que mesa!!! É um arraso! Olhei, olhei, vi, revi a foto mil vezes, esquadrinhei tudo, e tudo é, perfeito! Que mulher incrível é Carmen! Realmente uma mulher do mundo e que frequentava o jet-set internacional... Pouquíssimas brasileiras tiveram a projeção social que Carmen teve. Nesta foto, ela está com um vestido Givenchy que ela usou bastante em muitas ocasiões e é belíssimo! Hoje, deve estar no Museu Zuzu Angel. Os brincos magníficos faziam parte de um parure- conjunto de joias- que também Carmen usou muito.Li, depois, que este conjunto foi roubado! Era um escândalo! Bem, esta foto é de janeiro de 1981...Aconteceu a 33 anos!... E tinha anos que estava guardadinha e agora está por "ahaí" pelo mundo. Aproveitem meus queridinhos e fãs da nossa Primeira e Única.
Como as fotos em jornal perdem muito a qualidade com o tempo, fiz essa xerox há alguns aninhos. Mas, como não é fotográfica, da boa, não adiantou muito. Mas "ahaí" está.
Rio Antigo
Livro de bolso que pertenceu ao avô de uma amiga e me foi dado de presente.Os textos são ótimos, crônicas da vida do Rio de Janeiro no século XIX. Gosto da ilustrações feitas por Edmundo Rodrigues.
Me lembro dessa loja que tinha na parte alta do Plano Inclinado e que vendia muito livro de bolso das Edições de Ouro.Comprei muito livro lá. Hoje, é claro, não existe mais, mas foi uma loja que resistiu muito ao tempo e ao abandono do local. O acervo era ótimo!
Negra maravilhosa envelopada em seu elegante Pano da Costa.
Em todas as ilustrações o céu tem as nuvens bem marcadas,contornadas, fechadas.
Um baile elegante! E o casal em rodopios!
Amo os parnasianos e amo Bilac!
As cobras e lagartos que ela viu e contou....Maria, querida, hoje você tornaria a ficar horrorizada com os acontecimentos. E iria ser assaltada, também!
Tristinha na liteira, enfadada...Por que seria? Adoro uma liteira, uma caderinha de arruar, um palanquim!!! Deveriam voltar à moda com tanto desemprego, tanta gente sem fazer nada. Adoraria subir a Montanha de cadeirinha! Com as cortinas cerradas, evidentemente! Para não ver a malta, a súcia, a calaçaria das ruas, é claro!
Beleza!
O tílburi e a liteira. Tempo bom! Estariam indo aonde? Para um convescote...À missa? Ao Palácio? Iriam à rua dos Latoeiros? Do Lavradio? À Colombo?
São Jorge e Santa Bárbara
Santinho das páginas de anúncios do Jornal A Tarde. São mínimos e, ampliados, o efeito desfocado é ótimo! E essas imagens clássicas e batidérrimas de meu são Jorge querido e santa Bárbara são lindas e não me canso nunca delas.Então...
Um close...
Assinar:
Postagens (Atom)