sábado, 28 de março de 2015

Passeio Antiguinho . Casa no Campo Grande

 Casa onde funcionou uma clínica durante muitos anos e que há muito tempo está fechada, tipo abandonada. Daqui a pouco rola alguma novidade: ou vai pro chão ou restauram. Espero que recuperem, porque é muito bonita. 
Deve ser do final do XIX ou início do XX.




 Travesseiros pendurados??? Seriam de lã de Barriguda? Ou de plumagem de ganso?Assaz chique. Gostei muito!
É costume de muito boa senhora pendurar os travesseiros na porta da casa para arejá-los.
 Hábitos da Corte, com certeza!
Vamos copiar!




Foto editada pelo Google. Fizeram um Check Up. Adorei!


 Quando arrombarem as portas e janelas e saci fizer morada, já era! Saci adora uma grade de ferro, de bronze, aliás, é metal, é liga, saci ama! E vende. E descola algum real, na real.
A casa está precisando de uma biocheck up urgente, isto sim!


Calendário Católico Italiano . 1923



Recorte de Jornal . 1934


 Um recorte de jornal achado dentro de um livro, mas cuja parte de trás, o verso, deu um caldo ótimo, excelente, um verdadeiro caldo de caridade para mim, ávido por velharias, por coisas inúteis, por águas passadas e repassadas, servidas, por porcarias que ninguém mais quer, mas eu quero, por papéis velhos, amarelecidos, esquecidos, se partindo, com cheiro de coisa guardada, abandonada, fedendo, cheios de pó, de mofo, de ácaros, do diabo a quatro.
 Trapo. Lixo. Resto. Não interessa.
 Interessa o KKKK que vem e vai e fica guardado nessas páginas. 
Eu gosto e tem quem goste. 





 E o tal do recorte, cujo tema é atual: a eterna situação periclitante deste país! É a mesma coisa de sempre, os mesmos problemas se renovando, se repetindo.


Selo Postal de Rui Barbosa






Francês A Domicílio . Ilustrações de Gus Bofa


Ilustrações de Gus Bofa no livro Francês a Domicílio de 1962.
Gus Bofa foi um desenhista que trabalhou para muitas editoras e revistas desde o final do séc. XIX ao XX. Estas ilustrações-suponho- devem ser reproduções de livro editado nos anos 20, 30.
Comprei este livro em um sebo pelos desenhos. Não conhecia Gus Bofa. Comprei pelo faro. Vi que as ilustrações eram assignadas -não eram coisas de um qualquer!- e fui atrás para saber quem era o autor dessas maravilhas.
Salve o Google pelas informações dadas de bandeja.
Sei me servir!