segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Isabel Teresa
Isabel Teresa. Uma atriz que eu adorava. Fez poucas novelas na Globo: O Cafona e o Rebu. Só essas duas, acho. Sempre fazia a fina, a rica, a chique, a snob, a bem nascida. Com Tônia e Maysa fez um trio Criolina sem defeitos: muito papo fútil, moda, vestidos, festas, muito uísque, alguns probleminhas pra apimentar a life, mas nada que fosse pra perder a pose. Pois bem, fui fuçar no google sobre Isabel Teresa e as únicas coisas que encontrei foram essas escassas fotos que trouxe aqui pro blog e mais nada. Ao final, fiquei sabendo que Isabel está atualmente vivendo no retiro da Casa dos Artistas no Rio. Nessa foto acima ela está à direita, exatamente como eu tenho ela na minha memória de espectador: o cabelinho curto, tipo Elis, lourinha, não muito alta, elegantérrima e uma voz e um jeito de falar muito bonito...é isso.
O Cafona. Três fotos que retirei do site oficial de Maysa.
Cena da novela Cafona que foi ao ar em 1971. Isabel Teresa à esquerda. Ao lado um ator que sumiu, não lembro o nome dele, lembro o sobrenome: Bourbon... A Sorrah, Paulo Gracindo e Felipe Carone.
Jornal Domingo Ilustrado, 1971.
Com Paulo Gracindo em O Cafona. Me lembro de uma cena em que a personagem de Isabel Teresa falava sobre um vestido Balenciaga...Bem casual!
Vanda Lacerda, Rubens Correia e Isabel Teresa. Cena da peça A Escada de Jorge de Andrade.
Cena da novela O Rebu, texto magnífico de Bráulio Pedroso. Isabel Teresa de branco, no centro, fazia uma...rica e ótima! Queria me lembrar do ator que está no canto esquerdo...é outro que...sumiu! Walter Avancini está dirigindo a cena, numa época em que as novelas tinham, ainda, cenas montadas de forma bem teatral.
Isabel Teresa e Edson França. Como a novela se passava em um único dia, Isabel só usou essa roupa durante toda as gravações. Ela e todo o elenco, não mudou a roupa durante meses. O Rebu foi ao ar entre 1974 a 1975.
Isabel Teresa, Buza Ferraz e, de costas, a meiga, Teresa Raquel.
O elenco de O rebu reunido. Isabel Teresa está na última fila. Nessa novela trabalhava duas outras atrizes que eu adorava, Isabel Ribeiro e Regina Viana. Isabel morreu e Regina Viana trabalhou em muita outras novelas da Globo e, depois, sumiu...
Uma colagem de fotos de O cafona, uma das novelas em que Isabel Teresa brilhou.
Muito Bem...
Gostei muito...e é muito bonito! Adoro esses desenhos e pinturas despretensiosas com cenas casuais e banais...Este pretende realçar o quê? As pernocas? O sapatinho...A poltrona matrona?...Acho que nada. Vale o instantâneo, a beleza do traço e das pinceladas do artista. Vale o tudo.
Assinar:
Postagens (Atom)