domingo, 30 de abril de 2017

São Jorge de Farnese de Andrade


São Jorge e as Três Estrelas, trabalho em resina de Farnese de Andrade, pintor, desenhista, gravador e escultor mineiro, 1926 - 1996.
Esse trabalho fez parte de uma exposição de objetos do artista em 2011 na Caixa Cultural de Salvador.

Alvorada das Rendas







Quando der um saltinho em BH não deixe de ir a Alvorada das Rendas. Loja muito sortida, dos aviamentos para costura às calçolas. Artigos variados. Muito boa, adorei! E o saquinho de papel, então, achei o máximo! Antigo!!!!
Uma excelente alvorada de rendas para todos. 
Nada como alvorecer em rendas.

Meu Avô Vicente Santori


Meu avô materno, Vicente,  nascido no Brasil,  filho de Filipe e Carmela Santori que vieram da Itália, Sicília, e se estabeleceram em São Gonçalo, Rio de Janeiro. A casa que construíram ainda conheci, hoje muito modificada. O quintal era um esplendor de todas as frutas do mundo e todas as flores do mundo. Era uma vez um jardim...hoje resta quase nada. Construções. Terra coberta de cimento. Triste.
Conheci o meu avô, alto, magro, elegante, calmo e muito distinto. Trabalhou a vida inteira pra sustentar os filhos e manter o belo terreno herdado dos pais, hoje loteado pelos filhos dos filhos...e a vida segue assim lá em São Gonçalo.
E é tão engraçado este costume antigo de mandar foto com dedicatória e, esta, de meu avô, é uma 3x4!! KKKK


Déa


Foto também dos guardados de minha avó materna. Esta é de uma sobrinha, Déa, que ainda está viva.
Era muito bonita. 
Foto posada de estúdio e um instante parado no ar.


Uma Elegante Senhora Fluminense


Esta foto era dos guardados de minha avó materna que morava em São Gonçalo, Rio de janeiro. Ninguém, hoje, sabe quem seja esta senhora muito bem trajada de vestido preto bordado, ostentando as suas joias, colares, correntes - será que ela trazia, além do coração, uma figa na correntinha? - e brincos. 
Eu adoraria saber quem foi esta séria senhora toda de negro, muito elegante e com uma expressão bonita, séria e muito digna.
Há dias que estou com a imagem desta foto na cabeça e para achá-la no meio de tantas deu trabalho. Pois bem, agora ela está aqui. De Barreto, Nictheroy para o Antiguinho.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

São Cosme e São Damião


Mais duas imagens de São Cosme e São Damião que comprei para uma "coleção" que vou fazendo quase sem querer. Sempre que encontro a imagem dos santos gêmeos e elas estão baratinhas eu não resisto e compro. Com estas duas, agora, são 14 as que tenho aqui em casa. Um pequeno exército de Cosme e Damião.
Elas estavam um pouco "derrubadas", então mandei dar uma "guaribadazinha" - só pra dar um realce, nada de descaracterizar e nem macacar -, as bengalinhas novas e as palminhas deram uma "levantada" e os santinhos ficaram ótimos.
São Cosme e São Damião são os santos protetores da saúde, portanto, saúde para todos nós! 

terça-feira, 25 de abril de 2017

Ornitorrinco


Ornitorrinco em ilustração da Globerama - Tesouro de Conhecimento Ilustrados, ed. 1962.

Carmen Mayrink Veiga . O Dia . 1998







Carmen Mayrink Veiga e as páginas inteiras que ela ganhava nos jornais. Essa é do Jornal O Dia, abril de 1998 que, na época, patrocinou o evento "A Mulher Todo O Dia" com participação de vários palestrantes. Carmen foi um deles.



Frankie e Amaury . Propaganda de Jornal


Anúncio em O Globo de novembro de 1996. 
A dupla de estilistas fez enorme sucesso nos anos 80, 90, depois se desfez e acabou.
Achei uma gracinha o desenho do reclame.

Zé Maria . Pianista


Vi Zé Maria na época do Terra Trio acompanhando Bethânia em muitos shows da cantora e, recentemente, tornei a ver o pianista em dois vídeos no Youtube: um programa em que ele acompanhava Ellen de Lima e Dóris Monteiro, duas estrelas dos anos 50. Me impressionou a elegância do pianista, a memória musical - ele conhecia todo o repertório das duas! - e o carinho com que ele tratava as cantoras. Um gentleman.
O outro vídeo, um especial lindo com a cantora Áurea Martins. Novamente ele brilhou acompanhando Áurea no seu dia a dia de cantora da noite.
Folheando meus jornais velhos, encontrei este tijolinho de Zé Maria no Jornal do Brasil de abril de 1998.
E olhe Zé Maria aqui!

Josephina Jordan . 1996


A elegantérrima e eterna Josephina Jordan em O Globo, coluna de Hildegard Angel, agosto de 1996.



segunda-feira, 24 de abril de 2017

domingo, 23 de abril de 2017

Santa Catarina de Alexandria e Lilian Gish



Na busca pelo santinho de Santa Inês, achei este de Santa Catarina de Alexandria ambos estampas em preto e branco e, com certeza, das primeiras décadas do século XX. O rostinho e a expressão de Santa Catarina imediatamente me lembraram a pequenina e delicada atriz do cinema mudo Lilian Gish com a marcante boquinha mínima em forma de coração.
Fui ao Google e arrastei umas fotos da atriz para comparar com o desenho da estampa.
Lindas as duas.
Devotos e fãs contemplados.







Solilóquios com São Jorge









Salve São Jorge!!! Agradeço e peço que continue sempre intercedendo por mim.
Este santinho eu comprei ano passado em Belo Horizonte. A oração está no livro Cruz de Caravaca, Capa de Aço, uma edição antiga - xerocopiada - que comprei também em BH. O livro tem orações lindas, antiquíssimas e, muitas, populares e da tradição oral católica.

sábado, 22 de abril de 2017

Carmen Mayrink Veiga . Dicas de Carmen 3


Mais três colunas de Carmen Mayrink Veiga quando ela escrevia  para o jornal O Dia, Rio de Janeiro
Um leitor aqui do blog escreveu dizendo que lia as colunas de Carmen aos domingos e que , agora, estava lendo aos sábados aqui no Antiguinho. Ótimo! Que bom! 
Com certeza essas colunas escaneadas para hoje terão dicas interessantíssimas, super atuais e, o melhor, escritas com muito humor por Carmen. 
Outra coisa magnífica do Dicas de Carmen são as perguntas dos leitores que são hilárias!!!KKKK









A introdução desta coluna com o texto sobre os gatos chamados de vira-latas e hoje reconhecidos como raça - graças à Carmen que muito contribuiu para isto - é bom demais!! 
Eu também sou louco por gato, é o melhor animal do mundo, fiel, amigo, independente e o melhor de tudo, limpo, asseado por natureza.