quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
A Capelinha de Brigitte Bardot: Notre Dame de La Garrigue
Brigitte, a católica!
No final dos anos 70, BB comprou 4 hectares de terras em Capon, localidade ao alto em Saint Tropez e, à qual, ela deu o nome de La Garrigue. O motivo: fugir dos fotógrafos e dos barcos de turistas que aportam em frente à La Madrague e ficam o dia inteiro gritando por ela. Como ficou insuportável esse assédio, BB durante o dia fica em La Garrigue e ao anoitecer retorna à Madrague. Segundo ela, em La Garrigue funciona o seu escritório e é onde trabalha para a sua Fundação Brigitte Bardot de Proteção aos Animais e a Madrague é o relaxamento. Ou era.
Nessa propriedade totalmente preservada ela cria os seus muitos animais - gatos, cachorros, burros, porcos, ovelhas, patos, gansos, cabras etc. etc. e, lá, construiu uma pequena capelinha em estilo mexicano onde colocou as suas imagens de devoção, santos diversos e onde vai rezar.
É Brigitte, a católica!
A capelinha que tem o nome de Notre Dame de La Garrigue é uma capelinha mesmo, é mínima, um nicho para entrar, se ajoelhar e se recolher em preces e meditações.
Eu só fui saber dessa capela há pouco tempo através da página Brigitte Bardot Par Manuel do Facebook. Este fã sabe tudo de BB e posta tudo lá. Para mim, que sou louco histórico por BB, é uma festa! Lá tem coisas que eu não sei e fotos que nunca vi. Adoro entrar lá e viajar pelo "mundo Bardot".
Através desta página do Face, fiquei sabendo que Brigitte conseguiu autorização do governo francês para ser enterrada na Madrague. Adorei!!! Não imagino BB em um cemitério, lacrada em uma tumba, imagino ela dormindo eternamente por lá - na Madrague - onde sempre viveu e os turistas passando e os cachorros passando, os gatos, os burros, os gansos, cabras e ovelhas pelo chão, pela terra de BB.
No Face e no Google recolhi algumas fotos da capelinha de BB em La Garrigue e, quando eu encontrar outras fotos, acrescento aqui nesta postagem.
Vamos ver a capelinha?
Fucei as fotos, santos por santos que estão na capela e não encontrei nenhuma imagem barroca brasileira que BB, quando esteve no Rio de Janeiro por duas vezes nos anos 60, comprou em antiquários da cidade. Onde andarão essas imagens barrocas???
Na capelinha de La Garrigue elas não se encontram!
Assinar:
Postagens (Atom)