Esse papel da Casa Moreira é lindo, oferecia e mostrava, já no papel do embrulho, o que a loja vendia de bom. Peças antigas de imaginária sacra, prataria, ourivesaria, joias antigas. Móveis. Crucifixos ricos de base em jacarandá com resplendores e ponteiras de prata, um esplendor! Além disso, louças finas, finíssimas!! francesas, inglesas, cristais de todas as procedências. Biscuits. Artigos finos de decoração e para presentes. Um luxo.
A Casa Moreira ocupava dois endereços no centro da cidade de Salvador. Uma casa grande na Ladeira da Praça e outra, em um prédio inteiro art déco de quatro andares!! na Rua da Ajuda na esquina com a ladeira. Desde menino que transito por ali, a vida inteira vi as duas casas que estavam à minha vista com suas belezas sempre à mostra nas vitrines de vidro, que exibiam as maravilhas do seu "stock".
Pois bem, um belo dia, e isso já faz uns bons sete anos por aí, as duas lojas fecharam! Foram entristecendo como pessoas, ficando doentes e morreram!
Comprei algumas coisas na Casa Moreira, coisas ótimas que adoro, como um armário com espelho de cristal preso com mãozinhas, de quarto, decorado com marchetaria, estilo "francez", super bonito e que está em minha sala. Continuando...
Mas, uns dos proprietários reabriram uma outra loja, A Nova Moreira, no Rio Vermelho, bairro de Salvador, e com o mesmo acervo. Nunca fui lá, para mim, aquele lugar é de passagem - ou passo dentro de um "buzu" ou de táxi - nunca vou lá de bobeira como eu ia no centro, e continuo indo "de caju em caju" como no tempo em que ainda existia a Casa Moreira.
E o número do telefone??? Que máximo! Cinco dígitos! 3-0600. Vou ligar imediatamente e reservar uns objetos de arte. E muitas jóias com acento agudo que são as melhores!