domingo, 17 de novembro de 2013

O Leilão de Carmen Mayrink Veiga - 2


 Uma lagosta em prata do português Luís Ferreira de 1938. Foi-se no leilão, juntamente com toda a coleção de miniaturas de animais do prateiro português.


Carmen em seu casamento com Tony em 1956.


Na janela de seu apê na Ruy Barbosa onde irá continuar a morar. Ela morava em dois apartamentos de prédios diferentes e interligados.O maior está fechado e o menor foi reformado para abrigar a nova e despojada Carmen.


Foto que tenho nos meus guardados. Aliás, quando eu começar a postar o que tenho de Carmen, sai de baixo! Bem, pra usar um vestido como esse aí de cima, só uma mulher como Carmen.







Foto recente e sempre chique.


Atrás de Carmen, o biombo Coromandel de 12 folhas do século XVIII que foi vendido no leilão. Acabei de ler uma matéria em que Carmen diz: "Adoro fantasia, joias, anéis, vestidos. Mas não sou apegada a nada material.Sou ligada apenas à religião, à família e aos gatos". E Tony: "Ou vendia as obras de arte no leilão ou o que faria com elas? Levaria pro Caju?" Das obras de arte, Carmen só não se desfez do quadro em que foi retratada por Portinari. Das roupas em alta costura todas já estão no Instituto Zuzu Angel doadas por Carmen. Breve haverá um bazar no apê, onde Carmen irá vender bolsas, sapatos, bijous e etc. e etc. para as amigas. Valei-nos Nossa Senhora das Areias!

O Leilão de Carmen Mayrink Veiga

Um cisne de prata de Luís Ferreira de 1938. Faz parte de uma coleção de miniaturas.


Biombo "rouge de fer" de quatro folhas.







Biombo Coromandel  de 12 folhas do séc. 18.


Quadro "Menina e o gato" de Di Cavalcanti.









Tartaruga de 1,10m. Imensa, igual as de Galápagos só que, essa, tem as patas, a calda e a cabeça de prata!!! Os olhos de pedra azul. O casco suponho que seja da própria tartaruguinha, muito bem tratado e encerado.É uma coisa! Essa tartaruga Charles Darwin não viu em Galápagos, ou então, a teoria da evolução das espécies teria que passar necessariamente pela Ruy Barbosa...A evolução da elegância passa!




Tomei um susto e estou em choque com a notícia da venda em leilão de todos, todos, todos os bens acumulados durante décadas por Carmen Mayrink Veiga. Também consigo ver o quanto ela foi inteligente e sábia em se desfazer de todos os objetos, pois, vivendo atualmente presa a uma cadeira de rodas e de ter ficado sozinha sem empregados-todos se aposentaram por tempo de serviço!-como dirigir uma casa com tantos objetos de arte que precisam de tantos cuidados? Impossível. Carmen se desfez também de um dos apartamentos que morava e ficou com o menor adaptando tudo para a sua vida de cadeirante: tudo clean, sem degraus, sem nada que dificulte o seu transitar.Felizes os compradores de tantas coisas incríveis e de bom gosto que Carmen selecionou e colecionou durante toda a sua vida... A notícia está hoje no blog da Hilde 17.11.2013-guardarei esta data!-e lá tem todos os detalhes desse desapego- Desapega!- promovido pela Carmen I e Única.

TV

 A página do álbum.

O Direito de Nascer...quem aguenta???

 Aizita Nascimento e Grande Otelo no Times Square.


Show do Dia 7 da Record.


Neyde Aparecida vendendo magníficos conjuntos de joias em propagandas ao vivo.


Cena de alguma novela...O casal se acabando nas juras de amor e a coadjuvante ao lado pronta pra dar a sua fala e, pelo jeito, vai dizer alguma coisa desagradavel... O assistente de estúdio, coitado, está agachado quebrando algum galho na gravação. A mesa de centro é uma táboa com dois caixotes servindo de pé. Uma beleza!

Lysoform


Remédio antigo, ótimo para maus cheiros, "catingas", morrinhas, odores fétidos, "nhacas", chulés renitentes, axilas podres!!!! O prefeito de Salvador deveria distribuir Lysoform para a população. Ando de buzu e cada dia está pior o maus cheiro que exala dos usuários. Acho que o povo não toma mais banho...É um fedor, a palavra é essa FEDOR que a gente recebe quando anda por aí. Misericórdia! A pele das pessoas "brilham", parece que estão enceradas e ficam  grudentas. Um horror!!!! As tais das roupas sintéticas contribuem muito para o mau cheiro, pois não transpiram e ainda o povo as vestem enxovalhadas!!!!!Usam por dias seguidos!!!! O básico mesmo para a higiene é o bom banho e a troca de roupa diariamente,mas do jeito que tá o banho seria de Lysoform. Este belíssimo e velhinho anúncio art nouveau do Lysoform está pregadinho nos álbuns.

Uma Esquina


Uma esquina maravilhosa, cheia de cartazes, de alguma cidade americana do início do séc. XX. Foto retirada de alguma revista e colada nos álbuns.

Capa de Caderno de Música








Vassouras Tamoio

Na minha tina eu só uso a vassourinha tamoio!

Nara e Dominguinhos . Show no Teatro Vila Velha - 1978
















 Sempre fui fã de Nara. Tenho todos os seus antigos lps, todos muito bons, repertório ótimo, arranjos lindos,capas lindas e a voz de Nara sempre linda, AFINADÍSSIMA e, como disse um jornalista que não lembro o nome  ou seria o escritor Ferreira Gullar??? "estranhamente emocionada".Vi esse show de Nara e Dominguinhos no Vila Velha. Foi um show animado com forró, música de carnaval, repertório "alegre". Levei uma máquina "maravilhosa" e fiz umas fotos, na verdade, verdadeiros borrões. Será que borrões valem como documento??? Bem, como 1978 já é uma coisa tipo a. C. e. -antes de Cristo evangélico, Nara, infelizmente, já morreu e Dominguinhos inaugurou cova recentemente, então acho que vale a pena colocar essas fotos "linha catarata" por aqui. E pensar que eu fiz um filme inteiro!!!! As outras photos dei pra um amigo também fã de Nara. Pra fã tudo serve.