sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Faixa Decorativa


 Jornal A Tarde. Faixa decorativa com motivo de aves e grafismos muito bonita. Que tal tirar o risco???


Carmen Mayrink Veiga from Taj Mahal


 Foto simplesmente estupenda de Carmen que, nessa época, final dos anos 70, estava uma coisa deslumbrante. Não era uma mulher, era uma aparição!!!!! Imaginem a chegada dela neste baile de carnaval!!! A fantasia é uma coisa e o corpo de Carmen, magérrimo, de adolescente! Só ela mesmo pra poder usar essa roupa.
Esta foto saiu na Manchete na época, tipo página inteira e colorida, mas, infelizmente, não tenho. Esta, pequena, é da revista Interview. Contentemo-nos com esta!


Gato - Motivo para Bordar e Motivo para Escrever e Delirar

 Este gato, gatíssimo, é um "risco", um desenho para bordar. Antigamente, quando as mulheres bordavam e tinham tempo para este trabalho e o tempo era ENORME, e o dia era ENORME, não acabava nunca, e os dias, meses e anos passavam bem LENTAMENTE, "tirar" um risco, debuchar na "fazenda"e depois bordar era comum.
Hoje, eu vejo muitos bordados em ponto de alinhavo e as tais "costumizações" onde "as que bordam" pregam qualquer coisa com qualquer ponto,  e estão ótimas, se sentem ótimas, "ricamente bordadas" e saem por aí.
Bem, este risco gato,presta-se muito bem para um lencinho de mocinha, para uma roupinha de creança ou mesmo para uma panno de prato. "As  que bordam", devem tirar o risco com o lápis, colocar o papel carbono e debuchar no tecido.
Depois, bordar, seguindo o risco do motivo à perfeição, em ponto haste ou mesmo o ponto atrás.
Para o trabalho ficar mais perfeito, recorre-se ao bastidor.
Bem, já fiz minha boa ação por hoje! Meninas, ao bordado!
Nada de ficar ouvindo rádio!

Motivo: imagino que esta palavra no sentido de alguma coisa particular que se diferencie de outra, figura, estampa, desenho, ilustração que marca uma determinada peça, seja tecido ou não, não deva estar mais sendo usada correntemente. Motivo, hoje, pra grande maioria, é só sinônimo de causa ou razão.
E o motivo, é a pobreza vocabular.