segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Passeio Antiguinho . Casa A Lâmpada . Cidade Baixa














Casa A Lâmpada que está dando os seus últimos suspiros e, em breve, o adeus final, no comércio da Cidade Baixa e na vida dos soteropolitanos depois de quase um século de bons serviços prestados.
Como sou da Cidade Baixa, vivi um bom tempo da minha life a observar a beleza do prédio, que é uma construção de 1926 em estilo eclético, tipo bolo de noiva. O interior com mobiliário muito bonito, bancadas com tampo de mármore, prateleiras de madeira trabalhada cobrindo as paredes internas de toda a loja, vitrines e mostruários em madeira e ferro trabalhados.  Uma beleza!
O atual dono, Sr. Roberto Bastos, é  filho do fundador da loja, Sr. Clodoaldo Teixeira Bastos que é, também, pai do pintor Carlos Bastos.
O prédio é enorme. Tem quatro andares além da loja e está à venda.
Fotografei todos os andares que estão desgastados pelo tempo e falta de uso. Causa espanto o tamanho das salas, todas em tabuado, que deviam servir, em tempos pretéritos e faustosos, de depósitos e de escritórios abrigando, com certeza, enorme contingente de funcionários.
Hoje, o Sr. Roberto só mantém um empregado, que está na loja há 32 anos e espera vender, o quanto antes,  A Lâmpada.
Assim, o Comércio ficará sem mais uma loja antiguinha.   Ficará um breu sem a Lâmpada.





























Os botões do elevador de ferro. Adorei!
A escada não dá pra usar, pois está desabando em diversas partes. Para chegar nos andares só de elevador.



Funcionário que trabalha há 32 anos em A Lâmpada e que me guiou pelos 4 andares da loja, subindo e descendo em um elevador ótimo de porta corrediça de ferro.














Sr. Clodoaldo Teixeira Bastos fundador de A Lâmpada.













 Na saída de A Lâmpada, a Luz!