quinta-feira, 28 de junho de 2018

Palavras Cruzadas e a Folha de Zinco

 -Veramor quer me enlouquecer!!! Não consigo decifrar esse jogo!!
-Folha de zinco??? Zinco é nome próprio??? Terra arroteada???? Vem de arrotar???? E o noivo faz donativo???? Como eu pude esquecer o nome do radioator da foto??? 
E o que é verdadeiro??? 
Jisuzzzzzzz!!!!!!!!!

Palavras Cruzadas, revista Radiolândia, 1954.

Zinco: uma vez eu estava lendo um texto que descrevia um barraco de zinco em um dia de chuva ( goteiras mil ) e uma das pessoas que ouviam interpretou como se o tal barraco fosse propriedade de uma personagem, o barraco de Zinco. KKKKKKK
Acho que o zinco, isto é, a "folha de zinco", que era uma placa de metal, nem é vendida mais e outros materiais a substituíram. 
Os tetos dos antigos barracos das favelas do Rio de Janeiro e dos barracos das antigas palafitas, as habitações sobre a água que tinha muito aqui em Salvador, eram todos forrados com a "folha de zinco". Me lembro da folha ondulada e outra lisa que servia também para fazer a cobertura de galinheiros, pombais e também para a forração dos quaradores de roupa, armação de madeira gradeada onde se punha a roupa para quarar ao sol. Todas as casas tinha o seu quarador, uns pequenos outros enormes a depender do tamanho da casa e da família.
Tanto o quarador como a folha de zinco são coisas que passaram, tiveram o seu tempo e, nesse sentido, até considero e desculpo o jovem pela ignorância sobre o que seria zinco, a folha de. Mas não desculpo o não entender o contexto em que a palavra era usada. Era só perguntar e eu explicava - decifrava -, dava uma aula sobre a folha de zinco, seus antigos usos e para o que se prestava.