quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Sanduíches Anos 50

Peixinhos.
Navios.
Caretinhas.
Palhacinhos e, embaixo, Mascotinhos.

Eu amo esses livros de culinária antigos que ensinavam a confeitar bolos, fazer aquelas armações, enfeites de glacê etc. etc. Tenho alguns desses livros que, sempre que encontro, compro. As fotos são enlouquecedoras!!! Todas super coloridas e super retocadas. 
Já coloquei muita coisa aqui dos livros de Dolores Botafogo a rainha dos anos 50 e 60 dos bolos confeitados, cada um mais bonito que o outro, mais incrível e completamente malucos na execução. A Botafogo botava a imaginação para funcionar e com aqueles materiais à base de açúcar fazia bolos e bandejas que eram verdadeiras obras de engenharia, arquitetura e arte.
Esses sanduíches que estou passando a bandeja hoje aqui, não são de livros de Dolores Botafogo, são de uma dupla da pesadíssima que também faziam coisas inimagináveis nos bolos e salgados, Francisco e Elza Henriques Calçada. Deles eu tenho três livros, as edições de 53, 55 e 59. Esses sanduíches são da terceira edição do livro É Fácil Decorar, da Editora e Estamparia Calçada, São Paulo, 1953.
Os sanduíches são cortados com moldes, recheados e decorados. Os recheios são aqueles bem de época, bem gordurosos, pastas de manteiga, queijo, parmesão, frango, maionese, presunto, azeitonas e tudo que servisse para deixá-los além de lindos, em cima daquelas bandejas forradas com papel laminado, uma delícia e uma viagem louca pelo visual. A petizada deveria amar, as mamães nessa época eram elas quem fazia mesmo. Exaustas recebiam depois os convidados. O papai abria o bolso.
Me lembro que esses sanduíches eram feitos com antecedência e colocados entre panos úmidos que davam eles uma frescura e consistência super macia. Delícia!!! Fui em muitos aniversários de amiguinhos e amiguinhas nos anos 60, mas só me lembro mesmo dos sanduíches cortados em triângulos, macios, úmidos e com pastinha de queijo e presunto. Desses deslumbrantes aqui do livro dos Calçada nunca abocanhei. Nunca comi sanduíches obras de arte.
Os nomes dos sanduíches também são ótimos.

Vaso de Flores.
Arabescos.
Cachorrinhos.
Boneca de Alface.