sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Bolo Cine Jandaia


O bolo confeitado acima foi obra de d.Cândida Lacerda, que não conhecia, mas que deve ter sido uma boleira, artista e confeiteira das boas, de mão cheia, daqui de Salvador, mestra na arte de fazer bolos, arquiteta de sonhos doces e confeitados que faziam  a alegria da petizada, das debutantes e dos mais velhos em bodas.
D. Cândida deveria seguir os ensinamentos da boleira mor do Brasil, Dolores Botafogo, que publicou inúmeros livros - muitos dos quais já postei aqui - que fazia modelos incríveis e variados sobre diversos temas e todos eles serviam para serem cobertos da glace tradicional e mais deliciosa feita de açúcar, clara de ovos e limão como se fazia naquela época. 
Usava-se o recurso das armações estruturadas em madeira leve que depois eram  recobertas da glace branca ou coloridas com aqueles tons lindos e exagerados das antigas anilinas e sobre as quais se colocavam os vários enfeites, os padrões de bicos decorativos de confeitar - perlê, pitanga - kkkkk e mais as rosinhas, flores, bolinhas peroladas, prateadas, douradas, pássaros, bonequinhos de cera e etc. e etc. Uma riqueza total!
Eu fui a vários aniversários que tinham esses bolos e eu achava uma maravilha!!! Ao vê-lo em cima da mesa, ao centro, eu fazia o meu momento catatônico, fixando o meu olhar de petiz sobre aquele bolo/sonho tornado realidade e "viajava na glace" kkkk 
Depois dos parabéns - naquelas datas queridas - ele era repartido e ficava capenga, destruído, sem a forma original, as estruturas de madeira expostas... O sonho acabava, mas, comê-lo era uma obrigação e delícia e depois lá ficava ele sem a forma original e a parte comestível já nas barriguinhas dos satisfeitos convidados.
Este bolo Cine Jandaia me deu uma tristeza! Um cinema que serviu para tema de festa, motivo para bolo confeitado e que só trazia alegria para a nossa cidade, hoje está como nas fotos abaixo que fiz ( menos a primeira em zoom). Outrora um luxo, o cinema que era teatro também - Carmen Miranda se apresentou lá em 1932 (com meus avós paternos na plateia), hoje é o retrato desgraçado do abandono. 
Propriedade privada, depois de muita luta o governo comprou, tombou e, hoje, ele está lá esperando ruir de vez, desabar.
Se se fizesse um Bolo Cine Jandaia hoje, depois de pronto, dariam-se vários socos e amassos para adequá-lo ao seu estado de decadência atual.
Esta foto do bolo de d. Cândida saiu em uma matéria da revista Muito  do Jornal A Tarde de novembro de 2008 que tratava do assunto bolo e de confeiteiras daqui de Salvador. Tem uma outra foto de época de um bolo de  d. Cândida, o Bolo Carro - super bonito - que depois posto aqui. Hoje fico no bolo Cine Jandaia lindamente confeitado reproduzindo o seu antigo esplendor e nas fotos abaixo que mostra as suas ruínas, o seu tristíssimo final.











 (Essas duas fotos do interior do tenebroso cine fantasma/Jandaia são do Google.)