terça-feira, 28 de abril de 2015

Passeio Antiguinho . Um Correio de Casas na Av. Sete...




Um "correio elegante de casas da década de 20 do século passado construídas após o terremoto J.J Seabra. 
Elas estão espremidinhas entre dois edifícios e todas abrigam lojas na parte de baixo que se abriram, "arreganharam" para dar espaço e servir ao comércio popular. Tem uma que já tem vitrine na parte de cima - é melhor cobrir logo tudo, né?
São 7 casas. Ecléticas.
Adornos e mais adornos de fachada são o que não faltam a elas. Bonequíssimas. Enfeitadíssimas! Haja apliques de cimento prensado, conchas, conchinhas, cabeças clássicas, gradis de ferro e de cimento Déco e Art Nouveau. Tudo junto e confeitado ao gosto da época. Casas Dolores Botafogo.
Tem gente que odeia esse estilo vistoso demais, enfeitativo demais, mas eu gosto muito. Acho uma maravilha ficar olhando todos aqueles detalhes e sempre encontrar mais um...
A única construção dessa época que eu não gosto é o Palácio Rio Branco. "Não entra na minha natureza". Acho enjoado.











Em todas elas, em um medalhão em relevo na parte central, a data da construção.
-Eu sou de 21!
-Eu sou de 15!
-Eu sou de 26!
Todas provectas, caquetérrimas, mas, espero, que não estejam nos pródromos...
Pródromos da Morte.



Nesta casa eu acho que ficava o Restaurante A Portuguesa, que funcionou durante séculos e depois, é claro, fechou as portas.



A casa acima está totalmente adaptada, isto é, readaptada, adequada, transformada, modificada - ainda não geneticamente, é só tirar o que não é original e...-, desfigurada e poluída visualmente ao sabor da atual  Av. Sete, ao sabor do sem sabor. Sem saber. 
É melhor abafar... 
No mais, hoje, é o n1 da moda.