domingo, 17 de dezembro de 2017

A Hora do Chá em 1968 . 2


Mais um reclame do Chá Tender Leaf na revista Seleções em 1968. Na outra postagem também sobre a hora do chá, a sala de visitas era mais moderna, móveis e decoração mais a cara dos anos 60. Aqui, o esquema 68 é outro, um esquema mais para o tradicional com direito a cadeiras tipo poltrona de palhinha - deveriam ser hiper desconfortáveis - um móvel em primeiro plano com a bandejona e os bules de prata para o chá e leite, salvinha com biscoitinhos de polvilho (?) e triviais.
De lado parece que tem um aparador ou um console, com decorações douradas. No fundo um móvel bufê.
Pintura acadêmica e moldura dourada imensa. Papel na parede e candelabro suspenso.
Enquanto o mundo fervia e dava reviravoltas na política e nos costumes, as mocinhas aqui passavam incólumes e ilesas sobre qualquer movimento contestatório. O chá era mais importante.

O chá? À altura.
Tender Leaf, naturalmente.


E o chá em saquinhos era novidade. Tão prático tomar o chá em 1968!

Carmen Mayrink Veiga na Imprensa de Salvador - Bahia




Nos dois mais importantes jornais impressos de Salvador a morte de Carmen Mayrink Veiga, como não poderia deixar de ser, foi também destaque. 
Carmen em todas as vezes que veio a Salvador sempre mereceu notas desses jornais, principalmente através de suas colunas sociais.
Foi citada a sua presença na missa celebrada pelo Papa João Paulo II quando aqui esteve nos anos 80
No Correio da Bahia, lembro da divulgação nos anos 90 de uma palestra que ela aqui fez sobre moda e etiqueta no Hotel Transamérica.
No jornal A Tarde, o mais antigo e tradicional da cidade, Carmen sempre foi notícia, também, na divulgação de sua palestra nos anos 90. Nesse mesmo período mereceu nota a sua admiração ao provar um bolo de especiarias, receita da tradicional família Wildberg, a qual, levou consigo para o Rio.
No jornal A Tarde era reproduzida semanalmente a coluna de Ibrahim Sued, então, volta e meia e lá estava notas sobre Carmen. Ainda no jornal A Tarde, saiu nos anos 80 uma matéria de quase meia página com foto deslumbrante de Carmen
Tudo isto foi o que li e, por sinal, já colocado aqui no blog. Outras notas, notícias e fotos devem ter rolado pela imprensa local durante décadas, mas essas são as que tive ciência.
E, por fim, estas duas notas reproduzidas aqui, derradeiras e tristes do falecimento da elegantérrima e popular Carmen Mayrink Veiga.
Mas, é isto!
   


Carmen Mayrink Veiga e Danuza Leão . 1981


Quem me comunicou a morte de Carmen Mayrink Veiga foi minha amiga baiana/carioca, a fotógrafa Thereza Eugênia. No e-mail, vinha esta foto que ela tinha feito de Carmen e Danuza na platéia do show Fantasia de Gal Costa no Canecão em 1981.
Já tinha visto Carmen com essa roupa e esses brincos ventarolas, mas tendo Danuza ao lado foi uma novidade para mim e para o blog.
Carmen em 1981: deslumbrante!