domingo, 19 de junho de 2016

Canivet do Tempo 3 . Estampa de Santa Bárbara



Outro canivet do tempo: estampa de Santa Bárbara que comprei na leva dos santinhos pequenos.
A estampa é parecida com a que já tenho assignada pela Leiber, fábrica alemã que produzia estampas lindas e de ótima qualidade. Esta não tem marca de fábrica.
As traças fizeram o seu trabalho destrutivo e, acho que o antigo dono querendo barrar o avanço implacável dos insetos, passou uma mão de verniz no papel que com o tempo oxidou, envelheceu e escureceu a estampa. Ele fez a "técnica do vernissage" kkk e o resultado é que não visualizamos bem a linda Santa Bárbara e as cenas do seu martírio contado em volta da imagem central da santa.
Ai, as lepismas saccharinas infelizes!!!!
Que destraça!


Canivets do Tempo 2 . São Roque e Senhor do Bonfim


 Linda estampa de São Roque orlada pelo laborioso trabalho das traças que, se fossem mais rápidas, não teriam deixado nem a sombra do belíssimo santinho. Elas deixaram exatamente o essencial da imagem. Ainda bem!!!


As traças, as tais destruidoras, que fazem incríveis canivets ao longo do tempo e que, no afã de comer o papel, constroem até desenhos e caminhos interessantes. Mas sabemos que, se a fome da traça for muita e combinar com o abandono de qualquer tipo papel, dele não restará nada.
Este desenho da traça foi de uma antiga enciclopédia de meu pai que resistiu ao tempo, ou seja, a elas, as traças.


Santinho do Senhor do Bonfim, a grande devoção popular do povo de Salvador. Nele, as traças fizeram aquele trabalho na horizontal, retirando toda a massa de cor, prejudicando a leitura da imagem. Posteriormente, o santinho ficaria no ponto de rendilhado e, se continuasse ainda mais tempo de déu em déu e rolando por ahaí, nada sobraria dele pra contar a história.